Parque Tecnológico da UFRJ lança programa para atrair organizações externas ao campus

0

O Parque Tecnológico da UFRJ está lançando o Programa Associadas, um novo modelo de atuação que permite a conexão entre a Universidade e organizações públicas e privadas para negócios que não estão localizados fisicamente no Parque. O objetivo é potencializar a transformação do conhecimento em inovação a partir da interação das empresas com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As organizações participantes poderão fazer parte do ambiente de inovação da UFRJ, assim como ter acesso a todos os serviços e atividades do Parque.

A Open Labs, empresa do Grupo Altice Labs, desenvolvedora de produtos e serviços digitais é a primeira associada do Programa e disponibilizará tecnologia para Smart Cities. A parceria permitirá que os alunos tenham acesso aos produtos desenvolvidos pela Open Labs, com autonomia na evolução tecnológica e focados nas necessidades do mercado telecom, assim como na criação de novas funcionalidades para projetos de cidades inteligentes.

O Grupo Altice Labs tem importante histórico de parcerias com universidades. Com matriz em Portugal, a empresa tem grande atuação nas Universidades do País, com inúmeros projetos já desenvolvidos, tais como: Cybersecurity em equipamentos de rede, com o Politécnico de Bragança; chat bots inteligentes com a Universidade de Évora; Inteligência Artificial com a Universidade de Coimbra; aquacultura digital com a Universidade do Algarve, entre outros.

"Para a Altice Labs sempre foi um grande objetivo captar o melhor que há no mundo universitário e dar a oportunidade aos alunos de conviverem com o mundo empresarial, preparando-os para o futuro", destaca Paulo Pereira, Diretor, Head de Tecnologia, Estratégia e Inovação da Altice Labs.

"No Brasil, nosso objetivo é idêntico. Buscamos aproveitar o que há de melhor nos alunos da UFRJ e capacitá-los as novas tecnologias e futuras demandas do mercado, dando a oportunidade de trabalhar conosco, visto que 90% dos nossos estagiários foram efetivados após a conclusão do curso", destaca Mauricio Kelm, CFO da Open Labs.
Durante os últimos dois anos, a Open Labs experimentou o ecossistema de inovação da UFRJ com sua residência na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, onde atuou com vários produtos e aplicativos na área de desenvolvimento e UX. "Reconhecemos o valor da empresa estar inserida neste ambiente voltado para a inovação e os benefícios que geram para a universidade e para as empresas", complementa Kelm.

"O Programa Associadas facilita o acesso das empresas às capacidades de desenvolvimento da UFRJ e faz com que as pesquisas realizadas na universidade cheguem mais rapidamente ao mercado. Essa conexão gera inovação e melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo", afirma Vicente Ferreira, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.