Projeto ?Alô Cidadão!? de divulgação de informações no celular conclui primeira fase

0

O projeto ?Alô Cidadão!?, lançado pelo Instituto Hartmann Regueira e executado em parceria com o Instituto Telemar e a empresa Okto Móbile Ideas, acaba de concluir sua primeira fase. O projeto consiste na divulgação por meio de aplicativos de SMS em celulares pré-pagos de informações sobre abertura de vagas de emprego e de cursos, atividades comunitárias, campanhas de vacinação, entre outras, para os moradores da comunidade carente da Pedreira Prado Lopes, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte.

O aplicativo de SMS é disponibilizado pela Okto, enquanto a equipe do Instituto Hartmann Regueira faz o levantamento e o envio das informações, além de receber sugestões de pauta dos moradores. São encaminhadas duas mensagens por dia, de segunda a sexta-feira, cada uma com até 135 caracteres. ?O celular como meio de comunicação junto à população de baixa renda abre novas possibilidades para o exercício da cidadania, priorizando as informações locais?, explicou CEO da Okto, Ann Williams.

O ?Alô Cidadão!? gera conteúdo de interesse direcionado pela e para a comunidade, informando os cadastrados no projeto sobre assuntos de cunho social. A expectativa é de que a disseminação ágil, econômica e em larga escala de informações relevantes contribua para articulação da comunidade Pedreira Prado Lopes como um todo, incluindo atividades locais e organizações sociais. ?As pessoas estão se ajudando mais, informando amigos e familiares sobre as oportunidades de trabalho, serviços e até de lazer, que antes nem ficávamos sabendo?, contou a moradora da comunidade, Jozeli Rosa de Souza.

Nessa primeira fase do ?Alô Cidadão!? foram cadastrados 200 celulares pré e pós-pagos. Inicialmente, esses destinatários serão multiplicadores das informações, através do aplicativo de SMS da Okto, também parceira no projeto. A iniciativa pioneira no Estado de Minas Gerais utiliza a popularidade do telefone celular para mobilizar e criar uma comunidade virtual dos moradores da Pedreira Prado Lopes.

O projeto terá duração de 12 meses e, ao fim desse período, a expectativa é de que ?Alo Cidadão!? tenha mil celulares cadastrados. Os resultados dessa ação vão gerar uma metodologia de utilização do serviço de mensagens curtas (SMS), permitindo melhorias na divulgação de conteúdos de interesse público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.