Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Projeto Mercosul Digital apresenta balanço de resultados

Projeto Mercosul Digital apresenta balanço de resultados

0
Publicidade

O Projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia na qual foram aplicados 10,5 milhões de euros (7 milhões de euros aportados pela União Europeia e 3,5 milhões de euros investidos pelos quatro primeiros países-membro do bloco — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), apresenta os resultados dos investimentos em tecnologias estratégicas, que teve como objetivo melhorias na integração produtiva e comercial entre os quatro países.

Focado principalmente nas áreas de comércio eletrônico, formação contínua, desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PMEs) e temas da Sociedade da Informação, o projeto realizou ações como o Governo Eletrônico, com o objetivo de definir marcos regulatórios naqueles países, garantindo a segurança tecnológica e validade jurídica dos contratos assinadospor meio de assinatura eletrônica. Também foi elaborado um Plano Diretor de Certificação Digital para o Mercosul, com definição do modelo tecnológico de integração das infraestruturas de chaves públicas dos países, além da definição do modelo tecnológico e jurídico de integração e reconhecimento das assinaturas digitais nos quatro países.

Para o Brasil, que, entre os quatro países, possuía melhores condições de infraestrutura tecnológica para a promoção de negócios pela internet no Mercosul, o grande ganho foi a existência de um sistema tecnológico equivalente entre os países do bloco. Com essa integração, o país se beneficiou e pôde realizar um comércio eletrônico transfronteiriço de bens e serviços, principalmente no mundo das PMEs. O Brasil também contribuiu com a tecnologia 100% brasileira aplicada à infraestrutura de Carimbo de Tempo para Argentina e Uruguai, e com os estudos elaborados por empresas brasileiras na etapa inicial do projeto. 

Resultados

Foi elaborado um Plano Diretor, que teve como objetivo reelaborar e potencializar o Ecossistema da Economia Digital transfronteiriça. Também foram criados Portais Web com serviços para as PMEs; um informe completo trilíngue (booklet), que resultou em um Plano Diretor com foco em ações de geração de confiança para o Mercosul em temas de proteção de dados pessoais, defesa do consumidor e processos de compras online; e identificadas as principais categorias de produtos e serviços comercializados em cada país, e as variáveis que afetam o desenvolvimento do comércio eletrônico —  referente ao Brasil, por exemplo, as vendas aos países do bloco representam 10,9% de suas exportações totais.

Além disso,  foi analisada a logística de comércio eletrônico no Mercosul, os aspectos alfandegários e taxas de impostos no bloco e América Latina, e elaborada uma estratégia para o uso das normas legais para dar agilidade ao trâmite de documentos e processos entre os países, por meio da implementação de uma infraestrutura que realize transações eletrônicas eficientes e seguras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile