A DHL iniciou um projeto piloto testando óculos inteligentes e realidade aumentada em um depósito na Holanda, através de uma parceria com a Ricoh e a empresa especialista em soluções computacionais para dispositivos eletrônicos, Ubimax. A tecnologia foi utilizada para otimizar a retirada eletronicamente assistida de materiais (Vision Picking) nas operações de armazenagem. A equipe foi guiada pelo centro de distribuição por meio de gráficos exibidos nos óculos inteligentes, o que acelerou o processo e reduziu o índice de erros.
O projeto piloto demonstrou que a realidade aumentada pode oferecer valor agregado às operações logísticas, resultando em um aumento de 25% na eficiência operacional durante o processo de retirada de materiais armazenados.
“O Vision Picking permite gerenciar a retirada de materiais armazenados com as mãos livres, aumentando significativamente a produtividade. A tecnologia ajuda muito a nossa equipe e proporciona um valor muito interessante aos clientes. No entanto, este é apenas o primeiro passo da nossa jornada de inovação, pois acreditamos que a realidade aumentada irá se tornar relevante para muitas outras áreas dentro da cadeia de abastecimento”, diz Jan-Willem De Jong, diretor de tecnologia da DHL Supply Chain em Benelux.
Benefícios e limitações da tecnologia
O objetivo do projeto piloto era obter insights a respeito dos benefícios e das limitações da tecnologia. Durante três semanas, os funcionários do armazém localizado no munícipio de Bergen op Zoom foram equipados com displays acoplados à cabeça, tais como o Google Glass e o VuzixM100. Os equipamentos mostravam as informações de cada tarefa durante o processo de retirada de materiais, incluindo o corredor, a localização física do produto e a quantidade desejada.
No total, 10 funcionários utilizaram os equipamentos e gerenciaram a retirada de mais de 20.000 itens, processando 9.000 pedidos dentro do prazo determinado. Segundo a empresa, com o resultado deste piloto, a equipe foi capaz de operar muito mais rapidamente e sem cometer erros. No momento, a DHL e a Ricoh estão avaliando conjuntamente a viabilidade de implantação da solução.
Em junho de 2014, a equipe de pesquisa de tendências da DHL emitiu um relatório de intitulado “Realidade ampliada nas operações logísticas”, que descreve as melhores práticas e casos de uso bastante promissores. Além do Vision Picking nas operações de armazenagem, o relatório também ilustra como as operações logísticas poderiam ser aprimoradas através da aplicação da realidade aumentada durante o transporte de materiais, a entrega final e a prestação de serviços de valor agregado.
Em um futuro próximo, a DHL pretende explorar a viabilidade econômica da realidade aumentada em outras áreas, e está aberta para colaboração com outros parceiros.