Publicidade
Início Serviços Saúde Digital UCLA desenvolve aplicativos para monitorar tudo, desde comer até os níveis de...

UCLA desenvolve aplicativos para monitorar tudo, desde comer até os níveis de estresse

1
Publicidade

O professor associado Chi On Chui, da UCLA – Universidade da Califórnia de Los Angeles desenvolveu um dispositivo que pode reduzir o tempo de uso de sala de emergência para pacientes de ataque cardíaco por duas a três horas. Com uma única gota de sangue, o sensor ajudar a filtrar os pacientes que não necessitam de cuidados médicos adicionais.

Médicos do UCLA, desenvolvedores de software e engenheiros de tecnologia, estão na liderança desta transformação, que os especialistas dizem que vai alterar para sempre a saúde, o fitness e a gestão de doenças crônicas.

“Nós todos sabemos o quão popular são os dispositivos de fitness como Fitbit e Jawbone tornaram-se”, diz o Dr. Andrew Trister, um oncologista e médico sênior do Sábio Bionetworks, uma organização sem fins lucrativos com sede em Seattle, que promove a ciência aberta e participante envolvido no processo de pesquisa. “Mas eles não podem oferecer os dados sofisticados, interativos que os smartphones podem agregar para os pesquisadores e médicos.”

Um exemplo é o Sage, desenvolvido em parceria com conselheiros científicos do Penn Medicine, do Instituto do Câncer Dana-Farber e Jonsson Comprehensive Cancer Center da UCLA – mais notadamente Dra. Patricia Ganz, diretora de prevenção de câncer e controle de pesquisas, cujos esforços para a criação de cuidados personalizados para sobreviventes de câncer são conhecidos em todo o mundo.

Desde março, o app tem monitorado as experiências de milhares de mulheres entre as idades de 18 e 80, algumas das quais são sobreviventes de câncer de mama. Mulheres fornecem dados personalizados de cinco efeitos colaterais comuns do tratamento do câncer de mama: fadiga, dificuldades cognitivas, distúrbios do sono, alterações de humor e uma redução no desempenho do exercício.

Hábitos alimentares

Jo-Ann Eastwood, professor associado de enfermagem, liderou um estudo que utilizou smartphones para rastrear os hábitos alimentares e atividade diária das mulheres em risco de doença cardíaca.

No campus da UCLA, os avanços semelhantes estão ocorrendo regularmente. O professor associado de engenharia elétrica e bioengenharia Chi On Chui ganhou um prêmio de US$ 1.650 mil do Instituto Nacional de Saúde para desenvolver um dispositivo biossensor que faz exame de laboratório de qualidade, com avaliações bio-molecular em diferentes ambientes, como clínicas, ambulâncias, residências e outros locais de atendimento.

O dispositivo semicondutor denominado Selfa pode reduzir o tempo de uso da sala de emergência para pacientes de ataque cardíaco por duas a três horas. Como um sensor de glicose usado por diabéticos, ele emprega uma gota de sangue – tirada em casa ou onde quer que ocorram sintomas – para ajudar a filtrar os pacientes que não necessitam de cuidados médicos adicionais. O potencial de redução de custos por si só é enorme, diz Chui. O dispositivo foi desenvolvido com o Instituto de Engenharia UCLA para Avanço de Tecnologia, uma incubadora que ajuda a proteger as licenças de propriedade intelectual  para pesquisa UCLA.

“Oitenta e cinco por cento dos pacientes que se apresentam com sintomas de síndrome coronariana aguda na sala de emergência em todo os EUA e Europa  – cerca 12.750 mil por ano – realmente não tem ataques cardíacos, e isso é descoberto após um teste padrão feito em  laboratório que demoram  a informar o resultado ,” diz Chui.

Também são inovadores dois novos aplicativos dos professores de engenharia da UCLA, que  fundem a tecnologia de sensores sem fio wereables com testes de diagnóstico médico e cuidados preventivos de saúde/análise de estilo de vida.

Aydogan Ozcan, professor de Engenharia Elétrica e Bioengenharia, fez um extenso trabalho de alavancar a tecnologia móvel sem fio, incluindo o uso de smartphones para conseguir a imagem de uma única molécula de DNA e análise de células brancas e vermelhas do sangue. Ele diz que a capacidade de transformar dispositivos móveis em instrumentos de medição de qualidade de laboratório pode revolucionar o tratamento clínico, em especial para as populações rurais ou indigentes.

O app biomédica Ozcan, desenvolvido para Google Glass. permite aos usuários fotografar resultados remotamente testes de diagnóstico avançados para doenças como HIV, câncer de próstata e malária. O engenheiro e sua equipe criaram anteriormente leitores digitais integradas em smartphones que detectam potenciais biomarcadores de doenças e converte-os em faixas de cores óticas diferenciadas. Esta tecnologia de testes de diagnóstico rápido já foi licenciada pelo spinoff UCLA Holomic, está em uso em 10 países.

Buscar cuidados acessíveis éi objetivo primordial para aqueles que trabalham na área da saúde móvel. Majid Sarrafzadeh, professor de ciência da computação e co-diretor do Instituto de Saúde da UCLA Sem Fio, quer criar aplicativos e dispositivos que permitam aos pacientes receber apoio contínuo, sem a constante atenção dos cuidadores e profissionais de saúde.

“Há [comercialmente disponíveis] dispositivos portáteis que medem o nosso peso, pressão arterial e quanto nós caminhamos, mas nada que mede o quanto comemos, que tem um grande impacto em nossa saúde”, diz Sarrafzadeh. Sua equipe criou WearSens, um dispositivo de colar sem fio, que capta as vibrações do ato de engolir, transmite os sinais para um smartphone e depois converte os dados em um espectrograma visual.

O dispositivo Android oferece aos usuários históricos diários, semanais e mensais da atividade de comer, feedback personalizado com base na análise do hábito de comer combinado com dados de metas de fitness e história peso.

Projetando dispositivos, mudando vidas

Algumas iniciativas sem fio UCLA já estão mudando vidas. Há cerca de três anos, Maxim Batalin, diretor associado do Instituto de UCLA Engenharia de Tecnologia Progresso, criou um aplicativo para off-the-shelf ,  que pode remotamente calcular os níveis de equipes de emergência, que carregam um risco elevado de estresse e de ataque cardíaco devido  à natureza do trabalho.

Após a plataforma ter sido implantada em todo o país, Batalin queria “aproveitar a experiência para obter ganhos com este sistema de monitoramento remoto para outras aplicações.” Em a colaboração com o professor associado de enfermagem Sally Maliski, está fazendo um estudo de investigação que usa smartphones e monitores cardíacos para melhorar os resultados de tratamento para os homens em terapia de longo prazo devido ao câncer de próstata.

“Toda a chave para estes sistemas de saúde remota é que são capazes de monitorar e dar feedback para muitas pessoas em tempo real,  sem a necessidade de se a numa clínica E o app é muito simples de usar. E os homens também recebem mensagens para incentivá-los a trabalhar mais ou desacelerar se eles estão em risco’’, explica.

Monica Mallet, 40 anos, de Los Angeles,  diz que seu alto nível de estresse aumentou o risco de doença cardíaca,  antes dela entrar no estudo de 2014 de saúde móvel  na escola de enfermagem, que usa smartphones para controlar a atividade e hábitos alimentares diários. “Eu sou uma mãe solteira de um 8 anos de idade, eu estou terminando minha pesquisa de doutorado, e eu estou trabalhando em tempo integral na educação”, diz ela. “Eu também adoro alimentos salgados e não deu certo, mesmo que eu queria levar uma vida saudável.”

Enfermeira e professor associado Jo-Ann Eastwood liderou o estudo, que foi financiado pela American Heart Association. Ela deu smartphones baseados no Android para 40 mulheres afro-americanos entre as idades de 25 e 45 que tiveram pelo menos dois fatores de risco para doença cardíaca precoce. Os aparelhos, foram carregados com o aplicativo Eastwood de mensagem de texto,  que enviava  perguntas como “Será que você comeu seis porções de frutas hoje?” e “Você conseguiu, pelo menos 30 minutos de atividade hoje?”

Mallet, diz que o estudo entrou na sua vida agitada. “Foi com base em um smartphone, algo que eu tenho comigo o tempo todo, que eu aprendi a reconhecer e gerir o stress.  E ter essa sensação de realização quando você atinge seu objetivo individualizado de 10.000 passos todos os dias, foi inspirador. “

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile