Publicidade
Início Blogueria Você sabe qual é a diferença entre certificação e identidade digital?

Você sabe qual é a diferença entre certificação e identidade digital?

0
Publicidade

Que o mundo digital revolucionou a rotina e a produtividade das empresas, isso todo mundo já sabe, mas por que muitas organizações ainda não se sentem seguras em fazer transações online? Investir em tecnologia significa também se reinventar e estar preparado para enfrentar a concorrência. Para se ter uma ideia, a IDC estima que até 2020 a quantidade de dados aumentará 10 vezes, em relação ao ano de 2010.

Uma das ferramentas que auxiliam agilizar processos é a certificação digital, que é uma espécie de “RG Digital”. Muitas pessoas ainda confundem o termo com a assinatura digital, que é um mecanismo usado para verificar se um documento, mensagem ou transação digital é verídico e autêntico, ou seja, se a informação foi gerada pelo signatário e não teve alterações.  

Sintetizando, a diferença é que certificados digitais são usados para verificar a confiabilidade de uma pessoa, enquanto as assinaturas digitais são usadas para autenticar a segurança dos dados enviados.

Com a certificação digital, é possível reduzir custos, garantir a segurança jurídica e a confidencialidade dos dados, já que é utilizada para documentos, contratos e tem a mesma validade legal do que um documento em papel.

O certificado digital veio trazer mais celeridade também em relação a fechamentos de negócios fora dos estados e até mesmo em outros países. Pessoas que precisam fazer negócios e assinar contratos fora do seu domicílio, por exemplo, podem utilizar a assinatura digital para realizar este procedimento com rapidez e segurança.

No Brasil, o setor responsável em viabilizar a emissão de certificados digitais é a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP Brasil, ou Sistema Nacional de Certificação digital. Essa infraestrutura é composta por um conjunto de práticas, procedimentos e técnicas que serve para suportar um sistema criptográfico baseado em certificados digitais, que consegue assegurar autenticidade do documento.

O modelo adotado no Brasil para a infraestrutura de chaves públicas é chamado de certificação com raiz única, em que existe uma Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz).  Além de desempenhar esse papel, a AC-Raiz credencia os demais participantes da cadeia, além de supervisionar e auditar os processos.

Além disso, utilizar a certificação digital traz benefícios para a segurança corporativa, pois o documento on-line contém informações que podem identificar desde a autoridade emissora e os dados da pessoa física ou jurídica.  Ter processos eletrônicos diminui gastos com impressão de documentos, transporte e até armazenamento de documentos.

João Paulo Costa Pereira, vice-presidente da Solo Network.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile