Publicidade
Início Notícias Cronograma de instalação de dispositivos antifurto em carros deve ser adiado novamente

Cronograma de instalação de dispositivos antifurto em carros deve ser adiado novamente

0
Publicidade

O cronograma do Denatran para a instalação de dispositivos antifurto em veículos automotivos vendidos no Brasil deve ser adiado mais uma vez, revelam fontes que acompanham as reuniões sobre o tema, das quais participam representantes do governo e de vários setores privados envolvidos, como montadoras e fabricantes de módulos GPRS. Pelo cronograma atual, a partir de 1º de dezembro deste ano, 20% dos automóveis já deveriam sair de fábrica com o equipamento. O percentual aumenta gradativamente ao longo de seis meses até chegar a 100%. Essa data de partida deve ser postergada para maio ou junho de 2011, em razão, principalmente, da demora na contratação de um integrador pelo Denatran. Esse integrador será o responsável pelo chaveamento remoto dos SIMcards presentes nos equipamentos, definindo a operadora celular que cuidará do tráfego de dados entre o veículo e a empresa de rastreamento (TIV). A expectativa é de que o novo cronograma seja comunicado ao público no Diário Oficial no fim de novembro ou começo de dezembro.
"Esses constantes adiamentos são um problema, pois todo mundo precisa reportar para suas matrizes a postergação do faturamento", reclama uma fonte do setor de autopeças. Calcula-se que esse setor tenha investido cerca de R$ 100 milhões no desenvolvimento de equipamentos para atender à obrigatoriedade determinada pelo Denatran. Fabricantes de SIMcard também se queixam do investimento na elaboração de um novo tipo de SIMcard, único no mundo, conhecido como simcard "245" (em referência ao número da resolução do Contran), ou SIMcard "chapa branca", para atender à demanda das montadoras no Brasil. Se por acaso o novo governo abortar o projeto, é provável que algumas empresas entrem com ações na Justiça reclamando os prejuízos que tiveram.
Homologações
Enquanto se aguarda o novo adiamento do cronograma, prosseguem as homologações junto ao Denatran de TIVs e de montadoras. Empresas como Zatix, Octo Telematics e Cobra Telemática tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial em outubro como TIVs oficialmente homologadas para prestar o serviço de rastreamento ao consumidor. Do lado das montadoras, Volkswagen, Ford, Renault e Scania já homologaram as versões de seus veículos com os equipamentos antifurto e também tiveram os nomes publicados no Diário Oficial em outubro. A Fiat deve ser a próxima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile