Wittmann Battenfeld lança sistema de controle on-line de manufatura

0

A Wittmann Battenfeld, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de produção das indústrias de plásticos, traz ao mercado um novo conceito de controle de informações, que torna o processo de transformação de plástico ainda mais eficiente. Trata-se do SmartMonitoring, software baseado no sistema MES (Manufacturing Execution System), que integra, em um banco de dados universal on-line, todas as características relativas à operação fabril, atendendo às necessidades mais prementes das "Indústrias 4.0" – as fábricas inteligentes.

O novo sistema proporciona mais agilidade e eficácia à operação. Isto porque o SmartMonitoring permite a visão completa dos dados que controlam as injetoras e periféricos, uma vez que as informações ficam registradas em 'nuvem', eliminando a necessidade de um novo registro a cada operação nas quais se utilizam configurações já conhecidas, o que torna a regulagem das máquinas muito mais rápida.

O software foi desenvolvido pela Wittmann Battenfeld em conjunto com a T.I.G. (Technische Informationssysteme GmbH) e oferece uma gama de funções. Com até dez módulos de programação, é possível que as várias fases de produção sejam integradas de forma a facilitar a análise e o planejamento da produção, a manutenção e a otimização de processos. O software possui uma interface de fácil instalação e utilização e as informações podem ser visualizadas por meio do Unilog B6P, sistema de controle da injetora e periféricos.

Matéria-prima, tempo de ciclo, taxa de rejeição ou grau de utilização estão entre os dados registrados pelo programa. "Esse sistema traz inúmeras vantagens aos transformadores. Os processos produtivos atuais requerem agilidade, produtividade, redução de custos e de tempo. Dada a facilidade de utilização, exigem treinamentos menos complexos dos operadores dos equipamentos", afirma Marcos Cardenal, engenheiro de vendas da Wittmann Battenfeld do Brasil.

O programa abrange todos os dados da planta e dos mais diferentes equipamentos envolvidos no processo em série, contribuindo para eliminar gargalos produtivos. Outros benefícios são a redução de refugos, de tempos de parada e de custos com energia elétrica. Opcionalmente, o transformador conta com o módulo móvel, que permite o acesso aos dados por meio de smartphone, tablet ou qualquer navegador de internet. O SmartMonitoring pode ser equipado com funções adicionais.

Indústria 4.0

As indústrias 4.0 – consideradas fábricas inteligentes – definem um conceito que tem como base a tecnologia da internet e marcam a quarta revolução industrial. São empresas nas quais todos os sistemas produtivos industriais e equipamentos têm dados interligados em redes, incluindo fornecedores, informações governamentais e clientes, de forma a promover maior produtividade, mais segurança, menores custos e tempo de processamento e maior sustentabilidade, entre outros fatores.

Sistemas como esses já fazem parte de diversos segmentos econômicos, promovendo a análise de dados, planejamento e tomada de decisões autônomas, como um modelo de inteligência artificial, cada vez mais presente no dia a dia das companhias. O fácil acesso a essas informações – on-line e de forma remota – é um aspecto intrínseco às novas indústrias que, continuadamente, buscam eficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.