Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Para Ministério da Justiça, PL Espião preocupa; regulamentação do Marco Civil aguarda...

Para Ministério da Justiça, PL Espião preocupa; regulamentação do Marco Civil aguarda melhor momento político

0
Publicidade

O Ministério da Justiça se mostrou preocupado com os Projetos de Lei que visavam alterar o Marco Civil, como o PL 215/2015, o PL Espião. Segundo o assessor da secretaria de assuntos legislativos da pasta, Marcelo Chilvarquer, as propostas afetariam três dos principais pilares do MCI: a liberdade de expressão, neutralidade de rede e a privacidade. “Óbvio que o Congresso tem toda a legitimidade, mas o PL 215 foi algo que a gente viu com muita preocupação porque, na nossa opinião, ele batia de frente em grande medida no pressuposto da liberdade de expressão”, explicou ele em conversa com jornalistas durante o IGF 2015 nesta segunda, 9, em João Pessoa.

Mesmo tendo o PL Espião sofrido alterações que o abrandaram, Chilvarquer acredita que ainda há motivo para preocupação. “Tem alguns pressupostos de direito ao esquecimento que nos chamam atenção”, destaca. “Tem também a parte de colocar crimes no Marco Civil – é como colocar crime no Código Civil, devido às proporções que podem ocorrer”, compara. Ele reclama ainda de outros PLs que “flexibilizam” a neutralidade ou a inimputabilidade da rede.

Regulamentação do Marco Civil adiada

O representante do Ministério da Justiça afirma não saber quando enfim sairá a regulamentação da Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Já houve consultas públicas, grupo interministerial e muito debate, mas o foco do governo no embate no Congresso e a reforma ministerial teriam dificultado o caminho natural da decisão. “Continua sendo a intenção nossa lançar a segunda fase do texto, mas isso precisa ser negociado com os atores que estão no governo”, justificou.

Chilvarquer atualizou ainda o status do anteprojeto da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Segundo ele, o texto “está sendo encaminhado” à Casa Civil e aguarda negociação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile