Além do ROI: estratégias para engajar equipes de vendas e satisfazer clientes

0

Possuir dados sobre o Return On Investment, ou simplesmente ROI, é importante para saber quanto dinheiro seu negócio está ganhando ou perdendo? Sem dúvida. Gigantes do mercado como é o caso do McDonald's, por exemplo, estão mudando suas estratégias de publicidade, de modo que as campanhas realizadas tenham uma performance com resultados reais e diretos para a empresa.

Porém, para ter sucesso nas ações de marketing, além de ter em mente o fator lucro x prejuízo, o gestor precisa garantir que seus clientes estejam satisfeitos e incentivados a serem fiéis à marca. Isso se torna muito mais fácil com o apoio da equipe de vendas, de suporte e de atendimento, principalmente quando estão engajadas e alinhadas aos objetivos da empresa. Mas de que forma é possível fazer isso?

Invista em programas de incentivo com planejamento prévio, envolvendo outras equipes além da área de vendas (a de Recursos Humanos, por exemplo), e estimule eventos para mobilizar quem faz parte desse processo a conhecer as demandas da empresa em relação a seus clientes. Com essa medida será possível dar ritmo às ações desenvolvidas e fazer com que tenham uma resposta rápida, com grandes chances de impactar os participantes.

Use estratégias inovadoras para manter o ritmo das campanhas e a participação das equipes. Uma das dinâmicas que podem ser utilizadas é a aplicação de ações que utilizem gamificação, para capacitar funcionários ou para direcionar vendas da equipe comercial. Por meio de múltiplas mecânicas é possível reter a atenção do participante pelo maior tempo possível. Ele precisa se encantar para colaborar. Só tome cuidado, pois um fluxo cada vez maior de atividades e informações emitidas por diversos canais, requer maior controle e cuidado para não tornar o programa cansativo.

Conheça o participante, seu comportamento, gostos e reverta esse conhecimento em ações. Estimular sua participação por meio de programas de bonificação tradicionais não é mais suficiente. Estabeleça relações duradouras com atividades específicas para cada time. Tenha em sua equipe uma pessoa que lidere o programa e mantenha uma comunicação direta com os membros, tirando dúvidas, informando sobre as próximas etapas das campanhas, colhendo feedbacks, dentre outras informações.

Aliado a essas estratégias, saiba que sistemas tecnológicos baseados nos conceitos modernos de loyalty e gamificação também são importantes para incentivar equipes. Já existem no mercado de tecnologia plataformas desenvolvidas com esses mecanismos e que facilitam o processo de mensuração de resultados por meio de  métricas detalhadas e KPIs que acompanham toda a jornada do participante de um programa de relacionamento. Com base nos relatórios fornecidos por essas ferramentas é possível ter uma dimensão muito mais precisa do retorno do investimento.

E por que apostar em tecnologia? O diferencial neste caso é a integração entre estratégia, ferramentas especializadas e Big Data, afinal, é a inteligência de dados e da própria plataforma de operação dos programas que irá oferecer aos participantes o que eles querem, seja capacitação por meio de gamificação, premiações envolventes e personalizadas ou outras formas de se relacionarem com a empresa. Com base nas informações coletadas pelo sistema, é possível realimentar ou criar múltiplas campanhas, incentivando comportamentos variados.

Portanto ainda que indicadores como o ROI sejam necessários, é preciso olhar também os resultados das estratégias aplicadas no desenvolvimento do negócio, reconhecer o valor do relacionamento e revertê-lo em ações para alcançar o retorno dos investimentos realizados.

Rafael Assunção, empreendedor e gestor com mais de 20 anos no mercado e forte experiência em CRM, ERP e Loyalty Marketing. É CEO na Valuenet Incentive Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.