Pesquisa: 79% dos líderes brasileiros dizem que a pandemia tornou o uso de dados mais crítico para a tomada de decisão

0

A pandemia tornou a análise de dados atividade prioritária para as tomadas de decisão, disseram 79% dos líderes brasileiros entrevistados pela YouGov a pedido da Tableau, empresa da Salesforce líder em análise de dados. Na média global da pesquisa, apenas 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância para o papel dos dados. 

Diante do cenário de incertezas impostas pela Covid-19, 67% deles afirmam que seus negócios passaram a utilizar dados com mais frequência desde que a pandemia começou. 

A pesquisa Quality Conversations entrevistou 1.977 executivos C-Level de diversos países da Europa, Ásia e Oceania, além do Brasil. O recorte brasileiro do levantamento contou com a participação de 224 executivos do alto escalão para entender como o uso de dados pode auxiliar as lideranças nas conversas de negócio. 

O levantamento mostrou que a grande maioria (89%) dos líderes brasileiros concorda que os dados ajudam as organizações a ter conversas de negócios de qualidade, pois reduz a incerteza, ajuda a tomar decisões mais precisas e constrói confiança (88%).  

Para os líderes, a pandemia exigiu conversas e reuniões mais objetivas e eficientes  

O cenário devastador de perdas humanas e crises econômicas, de fato, exigiu que mudanças e decisões fossem feitas de modo preciso e com celeridade – seja para acompanhar as taxas de contaminação, para aumentar a eficiência dos estoques e da logística das organizações, ou para mudar completamente o modelo de negócio. 

Assim, 64% dos entrevistados brasileiros disseram que as conversas se tornaram melhores e mais eficientes neste período. Além disso, 70%  dos líderes também afirmaram que foi mais fácil reunir as pessoas para conversas sobre negócios, ao passo que, na média global, apenas 61% responderam o mesmo. 

Outro dado relevante é que 70% dos executivos brasileiros acreditam que o isolamento da pandemia ajudou a nivelar a participação de profissionais que anteriormente já trabalhavam de maneira remota com os demais. 

A pesquisa também identificou que as lideranças brasileiras sofreram com a falta de momentos de descontração no escritório – como encontros informais, almoços e coffee breaks – 73% deles apontaram que este foi um fator negativo para as conversas sobre negócios.  

Executivos brasileiros desejam a democratização dos dados  

Considerando o recorte brasileiro da pesquisa, 96% afirmaram ser importante que os departamentos de toda a organização possam acessar os dados para a tomada de decisões. A nível global, a maioria (93%) dos líderes entrevistados deram a mesma resposta, o que indica uma tendência de mercado presente no mundo todo. 

Aos brasileiros, quando questionados sobre as habilidades mais importantes para se ter uma conversa de negócios produtiva, 60% responderam que a capacidade de entender insights de dados é importante. A maioria (68%) também disse que possuir a mente aberta e não ter bias cognitivo são habilidades-chave. 

Em uma análise comparativa, 70% dos líderes brasileiros disseram que uma conversa de negócios de qualidade leva a soluções práticas como decisões operacionais ou vendas – mas considerando a média global da pesquisa, apenas 47% dos executivos deram a mesma prioridade às conversas.  

Sobre a Pesquisa  

A pesquisa Quality Conversations foi conduzida pela YouGov a pedido da Tableau entre os dias 6 e 17 de agosto de 2021. Foram entrevistados 1.977 executivos C-Suite em diversos países: 217 do Reino Unido, 232 da França, 220 da Alemanha, 214 da Espanha, 215 da Suécia, 224 do Brasil, 224 de Singapura, 209 do Japão e 222 da Austrália. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.