Nova pesquisa revela as muitas formas com que o mercado está usando os Data Centers modulares pré-fabricados

0

Uma pesquisa de mercado divulgada no início do ano pela OMDIA surpreendeu a indústria de data centers. A empresa entrevistou 228 profissionais de data centers, pessoas com responsabilidade pela tomada de decisões, sobre o uso de soluções de data centers modulares pré-fabricados por suas organizações.

A pesquisa, Lidando com os Desafios Atuais na Construção de Data Centers, constatou que não só o uso de módulos pré-fabricados de data centers é maior do que muitos imaginam – mais da metade (52%) dos participantes já implementaram essas soluções integradas – mas também que o uso deve crescer significativamente nos próximos anos. Noventa e nove por cento dos entrevistados disseram que os data centers modulares pré-fabricados são parte de sua estratégia futura e 93% disseram que usariam data centers modulares pré-fabricados como seu processo padrão de construção.

Os benefícios do data centers modulares Pré-Fabricados

Soluções modulares pré-fabricadas permitem aos operadores adicionar capacidade mais rapidamente do que é possível normalmente com o uso de abordagens tradicionais. A velocidade de implementação se tornou essencial para acompanhar o crescimento da demanda por capacidade dos data centers. Nessa pesquisa, a OMDIA perguntou aos tomadores de decisão para o que eles acreditavam o data center modular pré-fabricado ser ideal e a resposta de maior frequência foi 'expansões de data centers', seguida por 'upgrades/retrofits' e 'implementações de novos data centers'.

Seja expandindo ou modernizando uma instalação existente ou construindo uma nova, as soluções de data centers pré-fabricados permitem aos proprietários e operadores reduzir seus prazos e alcançar seus objetivos mais rapidamente. A pré-fabricação possibilita processos simplificados que são realizados por especialistas em um ambiente controlado. Para nova capacidade, isso elimina tarefas como comprar componentes do sistema, coordenar a entrega, fazer a integração e testes no site. Ao invés de precisar dedicar tempo para gerenciar essas atividades, um sistema completamente integrado e testado chega no site pronto para conexão e start-up.

À medida que os projetos se tornam mais complexos, a economia de tempo possibilitada pela pré-fabricação se torna maior. Em um processo de construção tradicional de data centers, do tipo 'stick-build' (montagem estrutural no local da obra), um projeto passará, por exemplo, por fases distintas de engenharia, preparação do site, construção, instalação e start-up, e os empreiteiros lidarão com equipes de contratistas e fornecedores que mudam ao longo do processo. Com uma solução de data center pré-fabricado, a capacidade de compactar esses processos sob a gestão de um único parceiro pode reduzir o prazo em até 30% para ter uma nova instalação funcionando.

Esse speed-to-market possibilita escalabilidade mais rápida, o que foi o principal benefício das soluções de data centers modulares pré-fabricados identificado pela pesquisa da OMDIA. Como a capacidade é adicionada em módulos, escalar se torna mais fácil e mais rápido. Reduzir o prazo para uma expansão pode também reduzir a necessidade de construir em excesso para atender a demanda futura, reduzido os custos das despesas de capital (CAPEX).

Outro benefício das soluções de data centers modulares pré-fabricados é a sua capacidade de integrar novas tecnologias aos processos de design e de fabricação. A pesquisa destacou, especificamente, uma forte conexão entre as soluções de data centers pré-fabricados e a refrigeração líquida. Vinte e três por cento dos participantes disseram que a refrigeração líquida é a abordagem ótima de refrigeração para data centers modulares e outros 39% escolheram a refrigeração híbrida a ar/líquido como a abordagem ótima.

Isso tem se mostrado especialmente verdadeiro para data centers regionais de alta capacidade. Algumas vezes erroneamente chamados de data centers conteinerizados, essas soluções são mais eficazes quando fabricadas usando invólucros externos construídos para esse fim ao invés de contêineres de transporte adaptados.

Por último, a pesquisa da OMDIA aponta para a capacidade dos data centers modulares pré-fabricados em atender aos desejos dos operadores para aumentar a eficiência e reduzir as emissões. Vinte e cinco por cento dos participantes disseram que a sustentabilidade é o fator individual mais importante afetando as decisões nos data centers atualmente, e outros 59% disseram que ela estava entre as cinco principais questões sendo consideradas. Ao projetar e fabricar para a eficiência e possibilitando o uso de tecnologias mais novas, como a refrigeração líquida e sistemas de alimentação inteligentes, os data centers modulares pré-fabricados podem alcançar níveis de PUE bem abaixo da média atual da indústria, resultando em uma menor pegada de carbono.

As duas grandes categorias desse tipo de data center

Soluções de data centers modulares pré-fabricados podem ser classificados de uma forma ampla em duas categorias: soluções multifuncionais (all-in-one) e módulos em nível do sistema.

Soluções multifuncionais representam soluções completas que incluem estrutura da instalação e todos os sistemas de infraestrutura e de suporte e os sistemas de TI. Essas soluções são geralmente usadas para implementação de novos data centers, incluindo grandes data centers independentes e sites de edge, De acordo com a pesquisa da OMDIA, as soluções multifuncionais foram implementadas em um percentual maior do que outros tipos de soluções modulares nas organizações que participaram da pesquisa. Entretanto, elas são apenas uma fração do número total de módulos implementados.

Soluções modulares em nível do sistema incluem módulos de TI que adicionam capacidade de computação, módulos auxiliares que expandem o espaço físico e módulos mecânicos da instalação feitos para atualizar ou expandir os sistemas de energia e de refrigeração existentes.

Módulos mecânicos da instalação são os módulos no nível do sistema mais comumente implementados e consistem de um sistema completo de energia ou de refrigeração que tenha sido totalmente integrado e testado fora do site e chega pronto para uma instalação rápida. Módulos de energia podem ser entregues como uma sala de energia completa ou como um sistema aberto montado em skid. Skids de refrigeração são projetados sob medida para proporcionar capacidade adicional a um site existente ou para atualizar um sistema existente para dar suporte à maior capacidade ou melhor eficiência.

O mercado oferece de data centers pré-fabricados completos a módulos que acrescentam funções a data centers tradicionais:

  • Data centers modulares pré-fabricados grandes, como esse laboratório desenvolvido para a Orange. Desde a concepção do projeto até o start-up, o provedor desta solução gerencia cada fase do projeto, entregando módulos pré-fabricados no site, que são então montados no site usando processos que são mais rápidos, mais seguros e demandam menos mão de obra do que os processos tradicionais do tipo 'stick-build'.
  • Data centers compactos, totalmente confinados. Quer a organização esteja adicionando sites de edge dentro de instalações existentes ou em locais remotos, essas soluções aceleram a implementação ao mesmo tempo em que entregam disponibilidade customizada para às suas necessidades.
  • Módulos de energia de alta densidade construídos com base em tecnologias inovadoras. Eles chegam no site totalmente integrados e testados para dar suporte a implementações próximas ao tipo plug and play.
  • Módulos de refrigeração customizáveis que possibilitam aos sites com limitação de refrigeração a aumentar a capacidade de TI. Esse tipo de solução é essencial, também, para ajudar data centers mais antigos a melhorar a sua PUE com tecnologias mais eficientes e suporte para zonas ou racks de alta densidade.

Matt Weil, Director of Strategic Planning da Vertiv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.