O sucesso dos smartphones entre os consumidores brasileiros impulsionou as vendas de celulares da operadora TIM, que do primeiro trimestre do ano para o terceiro mais que duplicaram, passando de RS $124 milhões em receitras para R$ 261 milhões.
Segundo Lorenzo Lindner, diretor comercial da empresa, o quarto trimestre apresentará número mais otimista ainda, devendo mais que quadruplicar em relação a primeiro trimestre do ano.
A TIM deverá investir em 2011 mais de R$ 3 bilhões em sua rede para suportar o crescimento da demanda de dados, além de aumento de cobertura. "Em média instalamos duas antenas por hora e uma cidade por dia. Investimentos 20% de nossa receita por ano", afirmou Luca Luciani, presidente da operadora, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 9.
"Nos não queremos brigar pela liderança, mas sim pela preferência dos clientes", enfatizou, acrescentando que aposta que nos próximos três anos o índice de penetração de celulares em relação à população vai superar 130%. "Na internet vai ser a mesma coisa, pois existe uma demanda reprimida".
Aposta no smartphone
A estratégia da empresa foi popularizar o uso de internet através de smartphones, com um plano no qual o cliente paga 50 centavos ao dia para acessar a internet. "Isso é mais barato que acessar via lan house", enfatiza o executivo. Além disso, a TIM também oferece aos consumidores o iPhone 4, da Apple, combinado com plano de minutos, com pagamento mensal de R$ 189 e uso de internet ilimitada por seis meses.
De acordo com pesquisa apresentada pela TIM, o usuário brasileiro é o primeiro em número de horas de uso de internet, navegando 69,9 horas ao mês, seguido pelo Japão com 68,2 horas e EUA, com 65,2 horas. Dos 70 milhões de usuários que acessaram internet nos últimos três meses, 26 milhões o fizeram de lan houses e 44 milhões por meio de banda larga móvel, via modem ou smartphone.
No entanto, a TIM não pretende incentivar o uso do TIM WEB, que oferece um modem para conexão de notebook à rede, uma vez que o mesmo exige mais complexidade para se manter a qualidade de serviços. "O uso de smartphones traz melhores resultados", explica Lindner.
Sobre a oferta de tablets que está em ritmo acelerado de vendas, para o qual se tem uma forte expectativa, tendo em vista do período natalino, o diretor comercial diz que as lojas estão abastecidas. "Mas acredito que com o lançamento de tablets de origem chinesa em 2011, os mesmos irão ficar bem mais baratos."
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