Quase 40% das empresas brasileiras querem ser pioneiras na adoção de novas tecnologias

1

O Brasil é o país mais propenso a adotar soluções tecnológicas na América Latina, sendo que 35% das empresas brasileiras desejam estar entre as pioneiras no uso de novas tecnologias para suas operações, segundo o Barômetro de Mobilidade, divulgado nesta segunda-feira, 9, pela Motorola Solutions para a América Latina. A pesquisa, elaborada em parceria com a agência de pesquisas TNS Internacional, teve a participação de 375 executivos de TI e negócios da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

A porcentagem é reforçada por 32% de companhias que adotam cedo as ferramentas tecnológicas, mas sempre tendo avaliado antes os problemas experimentados por outras corporações que já utilizam alguma das novas soluções. Dessa forma, 23% das empresas brasileiras declararam que somente adotam uma tecnologia quando é indispensável, enquanto apenas 9% delas se negam a implementar, salvo quando é realmente necessário.

Em segundo lugar aparece a Colômbia, onde 17% das empresas estão dispostas a ser as primeiras a adotar as inovações, enquanto 21% delas as adotam rapidamente, mas só depois de verificar os resultados obtidos por seus pares. Em seguida está a Argentina, com 11% de suas empresas engajadas a fazer parte das primeiras organizações que buscam ferramentas tecnológicas, enquanto 22% estão prestes a implementá-las depois de uma minuciosa análise.

O estudo indica ainda que o México é o país da América Latina que mais resiste a implementar novas tecnologias, sendo que 23% das empresas não estão dispostas a implementá-las se não for realmente necessário, enquanto 48% só o faz quando a tecnologia é amplamente aceita por outras empresas.

1 COMENTÁRIO

  1. Prezados, entendo que uma notícia dessas precisa ser analisada com carinho. Senão vejamos. Somos useiros e vezeiros em "embarcarmos" nestas novidades, modernismos, tecnologias, mas na grande maioria isso é apenas como forma de respondermos ao mercado, ou de nos mostrarmos perante o mercado. E o que observamos na maioria esmagadora das vezes são iniciativas superficiais dessas (nessas) adoções. Tipo um modismo… e o que o mercado ou nossos concorrentes ou nossas associações de classe vão pensar de nós se não adotarmos essa novidade tecnológica ?
    E isso podemos observar com o ITIL, com o BPM e com tantas outras sopas de letrinhas.
    E aí me lembro do livrinho do Geoffrey Moore – Crossing the Chasm – que com muita visão e felicidade aborda a questão e comportamento da adoção de novas tecnologias. E,logo após os inovadores e visionários, abre-se um abismo e muitos – a grande maioria – não embarca na tal canoa.
    Enfim, vamos aguardar para ver e sentir os resultados dessa tendência ou aparente febre e desejo.
    Rui Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.