Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pressão da UE sobre empresas de tecnologia americanas preocupa e já afeta...

Pressão da UE sobre empresas de tecnologia americanas preocupa e já afeta negócios

0
Publicidade

De Berlim a Madrid, de Londres a Paris, as empresas de tecnologia norte-americanas enfrentam uma dura batalha na Europa. O conflito, que opõe governos e os novos titãs da tecnologia, ganhou vulto nos últimos tempos com a aprovação de uma moção do Parlamento Europeu pedindo que o Google seja dividido em duas empresas — uma com o site de buscas e outra com todos os demais produtos da empresa (Gmail, Google Maps, YouTube, Android etc.).

Os formuladores de políticas europeias, acostumados a controlar setores-chave da economia, querem restringir o domínio de mercado que empresas como Google, Apple e Microsoft têm no continente. Para eles, o crescimento dos lucros dessas companhias na Europa, bem como o uso de estruturas fiscais complexas para remeter os lucros de suas operações europeias para jurisdições como a Irlanda e Luxemburgo, onde pagam menos impostos, tem levado à deterioração das indústrias locais.

Mas a disputa não se restringe ao campo econômico. Ela envolve também questões culturais, valores e a preservação da privacidade dos cidadãos europeus. A grande maioria dos países da Europa considera que a internet está sob a influência e controle dos EUA, o que foi sedimentado com as revelações do ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, sobre o programa de vigilância do governo dos EUA.

O vazamento de documentos sobre o vasto programa de espionagem americano desencadeou uma reação em cadeia dos europeus, com medidas que ocorrem quase que diariamente. Na última segunda-feira, 8, por exemplo, um tribunal holandês proibiu o aplicativo Uber, que conecta passageiros a motoristas profissionais, de operar nos Países Baixos. Na semana passada, o ministro das Finanças britânico, George Osborne, anunciou a criação do “imposto Google”, que estabelece uma alíquota de 25% de imposto sobre os lucros locais de empresas internacionais.

Uma semana antes, funcionários franceses e alemães foram chamados a opiniar, por meio de uma consulta pública, sobre o comportamento das grandes empresas de tecnologia dos EUA. Isso sem falar na resolução do Parlamento Europeu pedindo a divisão do Google.

Direito a ser esquecido

As empresas norte-americanas já haviam ficado atordoadas com a decisão do Tribunal de Justiça Europeu, em maio, que definiu que os europeus tinham o “direito a ser esquecido” na internet, exigindo que links com referências potencialmente prejudiciais fossem removidos dos resultados de buscas. No mês passado, os órgãos reguladores sobre privacidade na Europa foram mais longe e recomendaram que os sites de buscas aplicassem a decisão a todos os seus sites, não apenas na Europa.

A pressão dos europeus sobre as empresas de tecnologia norte-americanas é tamanha que algumas já não veem a atuação fora dos EUA como tão vantajosa para manter o crescimento rápido. Em Wall Street, analistas cada vez mais falam que a regulação europeia — e em menor grau, em outras partes do mundo — como uma real ameaça para empresas de internet, como o Google, que foram montando uma poderosa engrenagem para aumentar o uso da web.

Um sinal claro dessa preocupação pode ser verificado pela decisão do analista do Bank of America Merrill Lynch, Justin Post, que rebaixou a recomendação para as ações do Google na sexta-feira, 5, citando o risco regulatório europeu. “A tentativa da União Europeia de restringir a atuação do Google poderá impedir a empresa de lançar novos produtos”, disse ele ao The Wall Street Journal. O resultado é que as ações do gigante das buscas estão 5% abaixo neste ano, depois de crescerem mais de 75% em 2012 e 2013, juntos.

Assim como na Europa, as empresas de tecnologia norte-americanas têm enfrentado problemas em outras regiões do mundo, particularmente na China, onde muitos dos serviços do Google e do Facebook são bloqueados, o que faz com que seja difícil a competição com rivais locais.

Privacidade de dados

Além das limitações às ferramentas de buscas, o foco da Europa sobre a privacidade de dados também restringe a quantidade de informações que as empresas de tecnologia dos EUA podem coletar dos consumidores. Esses dados são o combustível que impulsiona as receitas com publicidade e o comércio eletrônico de empresas como Google, Facebook e Amazon. Para completar, crescem os pedidos de empresas para que suas informações fiquem armazenadas em data centers localizados na Europa, o que torna a operação mais cara.

Mas os riscos dessa política também são enormes. Metade de todo o crescimento da produtividade na Europa vem do investimento em tecnologias de informação e comunicações (TICs), de acordo com um relatório publicado em março pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. “Nós reconhecemos que a inovação melhora a nossa vida, mas queremos a igualdade de condições”, disse Ramon Tremosa i Balcells, deputado espanhol do Parlamento Europeu, que apoiou a resolução que defende a divisão do Google. “Estamos apenas refletindo as preocupações dos consumidores europeus e das empresas europeias.”

O professor de Direito da Universidade de Liège, na Bélgica, Nicolas Petit, critica. “A intervenção do governo na economia nunca foi tão elvada na Europa, desde o início dos anos 1970.” Para alguns especialistas, a reação Europeia é protecionismo sob uma nova roupagem, que só vai sufocar ainda mais o crescimento do continente. “Por que discriminar uma forma superior de prestação de serviços?”, disse Vivek Ghosal, professor da Faculdade de Economia do Georgia Institute of Technology, ao jornal americano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile