Publicidade
Início Blogueria A importância da produção e seus indicadores

A importância da produção e seus indicadores

0
Publicidade

Ninguém discute que ter indicadores confiáveis para medir o desempenho da produção é fundamental para garantir o aumento da produtividade e principalmente entregar corretamente o que está sendo produzido. Para que isso aconteça é necessário fazer um planejamento tanto do que será produzido como de quais indicadores serão necessários para gerenciar a produção.

Um levantamento sobre as empresas brasileiras mostrou que 98,0% delas apresentam um problema crônico na execução dos planejamentos. Muitas delas elaboram um bom planejamento, porém com a pressa em executar e obter resultados acabam pecando, os principais erros estão em monitorar e controlar a produção.

Para conseguir implementar as ferramentas que irão fornecer os indicadores corretos para a produção, é fundamental após a conclusão e aprovação do planejamento a realização do treinamento com todos os envolvidos para que cada um saiba exatamente o que fazer e como fazer.

Pode parecer trivial, mas é fundamental o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados com a apuração dos indicadores. Os objetivos têm como intuito também, ser um medidor para a exigência da excelência individual, pois não é possível realizar quaisquer cobranças a quem quer que seja se não houver um alvo a ser atingido.

Sabendo-se onde se deseja chegar fica mais fácil elaborar os indicadores de controle e desempenho, pois estes irão medir o desempenho da equipe, bem como, se o que foi planejado foi executado e se os objetivos determinados foram cumpridos.

A excelência na produção só será alcançada com a correta avaliação dos resultados, pois é na apuração e avaliação dos resultados que será possível medir e avaliar como a produção está se comportando.

O resultado da implantação de um planejamento bem executado será conduzido por seus objetivos, e controlados pelos Indicadores de controle e desempenho, estes que serão analisados, e as respectivas ações para os problemas que porventura possam surgir.

Para finalizar a avaliação dos resultados dos produtos da produção mostrará se todas as etapas que foram planejadas, todos os treinamentos realizados, a estratégia traçada, a execução, os objetivos, os indicadores e a avaliação de desempenho foram desempenhadas com sucesso e sucesso entendesse como entrega correta dos produtos e lucratividade para a empresa.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile