Yahoo suspende plano para spinoff de participação que detém no portal chinês Alibaba

0

O Yahoo anunciou nesta quarta-feira, 9, que decidiu suspender seu plano para cisão (spinoff) da participação de 15% que detém no portal chinês Alibaba. O adiamento, segundo analistas, representa um revés nos esforços de recuperação financeira empreendidos pela CEO, Marissa Mayer, e prolonga as incertezas que rondam a empresa, que vem lutando para sobreviver.

O Conselho de Administração do Yahoo, após vários dias de reuniões na semana passada, decidiu se concentrar em um novo plano para desmembrar a empresa e sua participação no Yahoo Japão, criando uma empresa independente, de capital aberto.

A operação, chamada de "reverse spin", poderia livrar os acionistasde ter de pagar bilhões de dólares em impostos, mas a empresa avaliou que esse processo poderia levar mais de um ano para ser concluído, o que aumentaria a probabilidade de um investidor ativista lançar uma "proxy fight" (disputa de votos) para substituir diretores do board da companhia e aprovar uma possível oferta de compra do negócio principal do Yahoo nesse período de tempo.

A Starboard Value, empresa especializada em campanhas de acionistas ativistas, no mês passado, pediu aos acionistas para que pressionassem a empresa a interromper o spinoff no Alibaba e a encontrar um comprador para o seu negócio de internet.

O Yahoo deixou claro durante uma conferência nesta quarta-feira, 9, que não pretende vender a empresa no momento. "Não há nenhuma determinação para vender a empresa ou qualquer parte dela", disse o presidente do Conselho de Administração, Maynard Webb. "Acreditamos que o negócio está subvalorizado."

O executivo acrescentou em entrevista à CNBC que a companhia não está de forma proativa tentando vender a empresa, mas que o "board tem uma obrigação fiduciária de conversar com qualquer pessoa que venha a fazer uma boa oferta". "Continuo convencido de que o Yahoo está em um caminho melhor e no caminho certo", disse.

O negócio principal do Yahoo está diminuindo, mas ainda tem alguns dos serviços mais visitados da web. O Yahoo Mail e Yahoo News, por exemplo, são, coletivamente, o terceiro site mais visitado nos Estados Unidos, com 210 milhões de visitantes em outubro, de acordo com a comScore.

Ao justificar a suspensão do spinoff, Webb disse que a empresa acreditava que a cisão da participação no Alibaba seria isenta de impostos, mas que o parecer desfavorável do Internal Revenue Service (IRS) — a Receita Federal dos EUA — em relação à isenção, "nos deixou preocupados de que a percepção do mercado seria de que haveria um risco fiscal, o que prejudicaria o valor das ações".

A mudança nos planos é um grande revés para Marissa Mayer, que procurou ganhar tempo com os investidores, prometendo desbloquear o valor da participação no Alibaba. Ela enfatizou repetidamente ao longo do ano passado que estava confiante de que poderia completar o spinoff livre do pagmento de impostos. Além disso, a cisão poderia dar tempo para o Yahoo cortar custos e melhorar o foco, a fim de torná-lo mais atraente para um possível comprador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.