Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Congresso ressalta importância da tecnologia digital para a democracia

Congresso ressalta importância da tecnologia digital para a democracia

0
Publicidade

“O uso de tecnologias digitais tem a função de formar governos e legislativos mais eficazes e eficientes”, afirmou o professor de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, Wilson da Silva Gomes, no encerramento do 1º Congresso do Futuro, que aconteceu no Senado Federal, em Brasília.

“O mundo hoje é de cidadãos “hiperconectados”, pois a internet migrou do computador para outros objetos, como celular e TV, criando a internet das coisas. Assim, é inevitável pensar em uma democracia intimamente ligada aos recursos tecnológicos,” disse.

Na visão do professor, a entrega de serviços públicos digitais, a transparência por meio de prestação de contas nos sites oficiais, e os dados oficiais abertos já são exemplos da transformação da tecnologia nas instituições oficiais. Pelo lado do indivíduo, o professor registra como exemplos a capacidade de mais interação entre cidadãos e eleitos, as reivindicações de minorias, as denúncias de violação de direitos e a apresentação de demandas coletivas.

“ Isso tudo é visto como uma onda de renovação do que sustenta as democracias liberais, melhorando os modelos de democracia”, declarou.

Para a professora Rousiley Maia, da Universidade Federal de Minas Gerais, o uso de recursos digitais pode garantir voz a grupos oprimidos. Ela apresentou um projeto, de sua autoria, que prevê a capacitação de 500 jovens que terão a responsabilidade de usar a tecnologia para apresentar às autoridades as demandas de suas comunidades.

e-Cidadania

Na visão do professor e pesquisador Sérgio Soares Braga, da Universidade Federal do Paraná, os parlamentos devem ser pontos de segurança contra qualquer ideia de imposição ou de limites às liberdades do cidadão. Daí a importância de iniciativas de participação popular, como o portal e-Cidadania, do Senado – portal em que é possível o cidadão opinar e até apresentar sugestões que podem virar projeto de lei. “ Essas iniciativas dinamizam os órgãos parlamentares e incentivam a participaram democrática do povo”, explicou.

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), que presidiu a mesa de debates, registrou que o Senado tem trabalhado para democratizar a participação legislativa. Nesse sentido, disse o senador, o portal e-Cidadania tem-se mostrado “um importante instrumento” para viabilizar a participação popular. (Com informações da Agência Senado).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile