Startup lança plataforma gratuita para assinatura eletrônica

0

No ano passado os cartórios registraram a marca de 1.855% no aumento dos custos de serviços como registro de imóveis, por exemplo. A autenticação de documentos também sofreu impactos, tornando-se um dos serviços mais caros dos cartórios, o que motiva pequenas e médias empresas a buscarem por alternativas mais baratas, como a assinatura digital, por exemplo. Prova disso é que, no quesito de buscas do termo, houve um aumento de 1.600% entre 2017 e 2019.

O Brasil, contudo, ainda está há alguns passos atrás no que se refere a cultura da transformação digital. O hábito ou vício ao uso do papel ainda é um fator impeditivo no avanço do país nesta nova economia. Mas essa barreira tem sido quebrada pouco a pouco, graças a empresas que têm aperfeiçoado soluções que substituem práticas caras e manuais.

Pesquisas da Aragon Research revelam que assinatura digital é uma porta de entrada ao Digital Transaction Management, ou Gestão de Transações Digitais, seguida por automações e tecnologias como blockchain, Digital ID e Inteligência Artificial. Sendo assim, empresas só estarão prontas para serem 100% digitais quando essas tecnologias estiverem em prática.

Atualmente, empresas de assinatura digital cobram pelo serviço, criando uma resistência por parte de gestores, pois o valor cobrado acaba sendo parecido ou superior ao dos cartórios. Diante disso, a Contraktor, startup que automatiza a gestão de contratos, lançou a assinaturagratis.com, uma plataforma 100% gratuita, que tem o objetivo de democratizar o serviço de assinatura eletrônica no Brasil. 

Com a utilização gratuita da plataforma, espera-se que, só em 2020, pequenas e médias empresas tenham uma economia de R$2 milhões, ao deixar de usar papel, tinta, meios de transporte, cartórios, entre outros processos de tramitação que, juntos, custam em média R$40 por contrato. Além disso, dados como o de que gestores perdem cerca de um mês por ano procurando informações devido à desorganização de arquivos físicos, deixarão de existir, sem que o custo de migração para um meio digital seja impeditivo.

"É urgente uma mudança cultural pelo fim do papel e da burocracia ao lidar com contratos e documentos de negócios, e somente uma solução sem qualquer custo ou barreira será suficiente para quebrar o vício de usar papel para todo e qualquer documento", defende Bruno Doneda, Advogado e co-Fundador da Contraktor.

Como funciona a plataforma:

Qualquer pessoa que tenha um e-mail ativo poderá carregar um arquivo de contrato nos formatos de PDF, DOC ou DOCX e que tenham até 5 MB, enviar para assinatura de partes e testemunhas que também tenham um e-mail ativo.

Os documentos assinados passam a ter carimbos de assinatura, com data e hora de registro, assim como a hash de segurança – um código que pode ser comparado à autenticação de contratos em cartório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.