Ação do FTC ameaça Facebook de dissolução

0

A Federal Trade Commission está acusando o Facebook de monopólio "ilegal", alegando que a empresa se envolveu em atividades anticoncorrenciais na aquisição do WhatsApp e do Instagram. O caso tem potencial para desmantelar o Facebook, um objetivo que muitos de seus rivais políticos mais difíceis têm buscado.

Na quinta-feira passada, o órgão regulador federal entregou o caso altamente antecipado contra o Facebook, que está sob escrutínio há mais de um ano por reguladores e legisladores em todos os Estados Unidos. "A rede social pessoal é fundamental para a vida de milhões de americanos", disse Ian Conner, diretor do Bureau of Competition da FTC, no edital. "As ações do Facebook para consolidar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência. Nosso objetivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook e restaurar a concorrência para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar."

"A FTC está buscando uma liminar permanente na Justiça Federal que poderia, entre outras coisas: exigir a alienação de ativos, incluindo Instagram e WhatsApp; proibir o Facebook de impor condições anticompetitivas aos desenvolvedores de software; e exigir que o Facebook solicite aviso prévio e aprovação para futuras fusões e aquisições", afirma a reclamação.

Segundo caso antitruste

O Facebook emitiu sua primeira reação em um comunicado no Twitter: "Estamos analisando as reclamações e teremos mais a dizer em breve", disse o Facebook. "Anos depois que a FTC liberou nossas aquisições, o governo agora quer uma reformulação sem levar em conta o impacto que o precedente teria na comunidade empresarial mais ampla ou nas pessoas que escolhem nossos produtos todos os dias."

A reclamação contra o Facebook é devido à compra do Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014. Há  suspeitas de que essas aquisições tenham sido motivadas por uma estratégia de comprar a concorrência nas redes sociais.

A reclamação da FTC também discute como o Facebook usou sua plataforma para colocar os rivais em desvantagem. A reclamação menciona o Vine, de propriedade do Twitter. O Facebook tinha a reputação de impedir que rivais usassem algumas de suas ferramentas mais sofisticadas relacionadas a anúncios e dados."

"A aquisição do Instagram pelo Facebook por US$ 1 bilhão em abril de 2012 supostamente neutraliza a ameaça direta representada pelo Instagram e torna mais difícil para outro competidor de rede social pessoal ganhar escala", disse a FTC. A reclamação "alega que, em 2012, o WhatsApp emergiu como o claro 'líder da categoria' global em mensagens móveis. Mais uma vez, de acordo com a reclamação, o Facebook optou por comprar uma ameaça emergente em vez de competir, e anunciou um acordo em fevereiro 2014 para adquirir o WhatsApp por US $ 19 bilhões. "

A reclamação da FTC foi acompanhada por 48 estados, o que poderia lhe dar poder de permanência na próxima administração, quando o presidente eleito Joe Biden assumir a Casa Branca e controlar as nomeações da FTC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.