Escritórios inteligentes: como a digitalização dos espaços de trabalho podem simplificar o trabalho dos times de RH

0

 

Mesas vazias e prédios inteiros em silêncio. Nos últimos meses, essa tem sido a situação de inúmeros escritórios espalhados pelo mundo afora. Mas e agora: com novas formas de controle da pandemia começando a avançar, será que voltaremos à rotina de trabalho que nos acostumamos ao longo do tempo?

Essa é uma pergunta que, aos poucos, está sendo respondida pelos departamentos e especialistas em Recursos Humanos de organizações em todo o globo. E a disputa está acirrada – há quem defenda, por exemplo, que o Home Office é a única saída possível; outros não veem a hora de voltar às sedes e unidades de suas companhias.

O único ponto em que todos acabam concordando é que nada mais será como antes. E isso significa, portanto, que aquele velho padrão de escritório é coisa do passado. Para o futuro, o ambiente de trabalho terá de ser reinventado, incluindo soluções que permitam ampliar a inteligência da gestão dos espaços e, principalmente, colocando a saúde das pessoas como prioridade para as organizações.

É nesse sentido que a transformação digital dos serviços de RH pode se tornar um elemento ainda mais estratégico e urgente para os líderes executivos e gestores de talentos. De acordo com o Gartner, 70% das grandes empresas globais aceleraram suas iniciativas de digitalização neste período de crise, impulsionando a transformação de processos de colaboração e rastreabilidade de produção.

Outro estudo, produzido por uma consultoria londrina, indica que quase 40% das companhias consideram, hoje, uma redução gradual no tamanho de suas instalações. Essa medida é impulsionada por dois motivos: a redução de custos com aluguéis ou manutenção da estrutura e pela demanda por escalas de trabalho mais flexíveis. Em outras palavras, os gestores de RH estão sendo desafiados a montar uma realidade cujo modelo de trabalho será a cada dia mais híbrido, mesclando formatos remotos e presenciais de operação.

Por isso, embora seja verdade que boa parte dos investimentos em tecnologia estejam sendo aplicados à otimização dos custos e ao aprimoramento das formas de vendas, também é essencial aproveitar o momento e avançar na digitalização da gestão de RH. É fundamental garantir assertividade às etapas de gerenciamento de escalas, organização de workstations e jornadas de operação, agregando recursos que permitam o controle rápido e efetivo de processos estratégicos para otimizar a produtividade da companhia.

Não se trata mais de uma simples inovação pensando no futuro. O momento exige que a principal prioridade das equipes de RH seja, de fato, encontrar meios que possibilitem a administração do fluxo e a densidade de pessoas dentro dos escritórios, maximizando a experiência e a produtividade dos funcionários, sem colocar ninguém em risco – incluindo a lucratividade das ações da empresa, evidentemente.

O que as empresas precisam é de um novo pensamento orientado ao uso assertivo da tecnologia como um ativo de organização e aprimoramento imprescindível. Até porque, por mais que o trabalho remoto seja uma tendência indiscutível, também é bastante claro que os líderes corporativos deverão planejam seus modelos de trabalho com cautela.

Não se trata de escolher o Home Office ou retomar a rotina nos escritórios como no mundo pré-pandemia. A importância do contato presencial e da comunicação aberta para manter um bom relacionamento com os colaboradores segue importante, assim como a possibilidade de oferecer mais qualidade de vida e flexibilidade às pessoas também.

O equilíbrio nessa conta só acontecerá com o uso de ferramentas que maximizem o potencial de ambas as possibilidades. Otimizar escalas internas e acessos a distância são dois lados de uma mesma moeda que a pandemia de Covid-19 já nos mostrou que veio para ficar.

Nesse sentido, contar com o apoio de empresas especializadas – e com experiência nos processos de digitalização e transformação de processos -, torna-se uma grande possibilidade para disponibilizar soluções que, de fato, agreguem valor para a organização das equipes, e que ajudem a promover uma experiencia diferenciada ao colaborador, com segurança e eficiência real.

A boa notícia nesse cenário é que já é possível simplificar os controles de forma rápida e automatizada. Ou seja, é preciso apenas dar o primeiro passo e entender que o RH também terá papel fundamental na organização das companhias no amanhã. Os escritórios inteligentes não serão mais divididos por paredes e baias – ele se misturará com as casas de quem está na operação. A tecnologia pode unir esses dois mundos, eliminando fronteiras e garantindo que a inovação seja realmente prática e efetiva para todos. 

Sandra Maura, CEO da TOPMIND.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.