Fornecedores e consumidores de energia solar acham que nova regra não pode atingir contratos já firmados

0

A revisão dos subsídios aos clientes de energia solar, que deve ser feita pela Aneel, conforme decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), com o intuito de corrigir eventuais distorções tarifárias, não fará a Claro desistir de  investir em geração distribuída, afirmou, nesta quarta-feira, 9, a gerente de Planejamento Energético da operadora, Marina Brandão, em painel do 5X5 Tec Summit. Segundo ela, a atualização da norma já estava prevista e deveria ter acontecido no ano passado. "A Aneel chegou a fazer uma consulta pública, bastante controversa, porque não se chegou a um consenso sobre o real benefício produzido por essa opção energética", afirmou.

Para Marina, a geração distribuída, apesar de ter crescido, representa apenas 0,3% do que é gerado hoje no Brasil, ou seja, ainda pouco relevante para afetar o sistema elétrico como um todo. " O item controverso é a Aneel equacionar uma tarifa que  remunere todos os agentes, sem usar as fórmulas tarifárias atuais", disse.

Marina salientou que o tema está sendo tratado no Congresso Nacional, com a proposta do Código de Energia, que estabelecerá a nova regulamentação da geração distribuída. "É preciso olhar para este setor de uma maneira mais ampla e não em soluções imediatistas", afirmou.

De acordo com Marina, a Claro, que é pioneira no setor de telecomunicações a investir nessa área, vai acompanhar os desdobramentos das discussões, mas não está no horizonte a redução de investimentos nesse setor. "Nós vamos precisar de mais energia, o 5G vai precisar de mais energia e nós vamos atuar dessa forma, o que a gente aguarda agora é uma definição de como vai ser o Código de Energia para que possamos nos adequar a ele", observou.

O projeto energético da Claro começou a ser implantado em 2017, visando a redução de consumo e geração própria, tendo em vista que esse é um custo impactante para a operação da operadora. Hoje, a prestadora tem um parque instalado com mais de 100 MW de potência em operação em 18 concessionárias.

Transição suave

Para o diretor de Relacionamento com Clientes da AES Brasil, Rogério Jorge, o subsídio tarifário para a geração distribuída foi criado já com um prazo de revisão e por isso, considera  positiva a manifestação do TCU. "Basta a Aneel provar que a geração ainda não é relevante e que o benefício que trará ao país será maior", disse. Ele afirma que o mais importante para os investidores é que no setor elétrico as regras vigentes tendem a ser mantidas. "Não está sendo discutido o que será mudado agora, mas sim após um período de transição, sem prejudicar o que já foi feito, mantendo a segurança jurídica", ressalta.

O diretor técnico-operacional da Alsol Energias Renováveis, Gustavo Buiatti, tem posição semelhante. Ele acredita que deve prevalecer o direito adquirido do que foi feito no passado, quando os investimentos foram efetivados em outra realidade de mercado, com outro tipo de Capex. " O nosso posicionamento na consulta pública foi de que é extremamente importante avaliar a questão do sinal locacional, ou seja, dos pontos da rede onde a se traz esse tipo de benefício", disse. Ele defende também uma transição suave para o novo modelo, por etapas, para que o mercado possa ir se acomodando. Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

O evento 5×5 TEC Summit é organizado pelos portais Tele.Síntese, Convergência Digital, Mobile Time, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. O evento acontece nesta semana, diariamente, até 11 de dezembro. Amanhã, dia 10, a discussão será sobre finanças. Dia 11, se encerra com uma discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente. As apresentações passadas, sobre os setores de governo, saúde e eletricidade já estão disponíveis no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.