Mercado de energia renovável cresce 200% ao ano, diz Alsol

0

O mercado de energia renovável cresce em uma taxa composta em torno de 200% ao ano, afirmou o diretor Técnico-operacional da Alsol, Gustavo Buiatti. Segundo ele, há espaço para se fazer uma transição energética completa e chegar a 100% de energia limpa, por que não fazer? questiona o executivo, que participou, nesta quarta-feira, 9, do evento 5X5 TEC Summit, promovido por cinco sites do setor de telecomunicações.

"A confiabilidade é o principal ponto. O Brasil é um país com dimensões continentais e cada região tem vocações que podem garantir essa disponibilidade de energia e  segurança energética", disse Buiatti. Segundo ele, em 2020 a empresa conectou 26 MW de energia solar fotovoltaica somente na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, criando uma cultura de geração distribuída.

"Em um ano de crise, o setor continuou crescendo e a geração distribuída é uma tendência irreversível", disse Buiatti. Ele ressalta que novas inovações vêm acontecendo, como a geração híbrida.

Buiatti disse que a Alsol, que pertence ao grupo Energisa, que tem 11 distribuidoras no país, é uma empresa 4.0. "Nós trabalhamos apenas com fontes renováveis de energia, que podem ser aplicadas isoladamente ou combinadas", disse. Outro pilar da empresa é a descentralização, que busca levar a geração para próxima do consumo para trazer benefícios ao sistema de distribuição.

A Alsol também trabalha com armazenamento, que começa a fazer sentido e é área em que a empresa tem projetos de pesquisa e desenvolvimento. A digitalização é outra meta de empresa, assim como a descarbonização. O carro-chefe da empresa é a energia solar fotovoltaica.

Evolução rápida

O product Manager – Energy Vertical da Huawei, Flávio Hott, disse que o setor elétrico, principalmente na forma de produção e consumo, muda lentamente, mas prevê uma evolução muito rápida nos próximos ano. "A combinação com a comunicação, a chegada do IoT aplicada a esse setor e principalmente a necessidade de se modernizar de forma convergente e rápida justificam essa rápida alteração", disse.

Para Hott, a necessidade de modernização é maior na medição, que hoje já usa a tecnologia LTE e vai evoluir para o 5G. "Já temos em nossa estrutura aproximadamente 100 mil devices conectados e nos próximos dois anos esse número de medidores vai evoluir muito em função desse novo cenário de múltipla geração", adiantou. Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

O evento 5×5 TEC Summit é organizado pelos portais Tele.Síntese, Convergência Digital, Mobile Time, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. O evento acontece nesta semana, diariamente, até 11 de dezembro. Amanhã, dia 10, a discussão será sobre finanças. Dia 11, se encerra com uma discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente. As apresentações passadas, sobre os setores de governo, saúde e eletricidade já estão disponíveis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.