Publicidade
Início Comunicações Mobile Bancarização gerada pelo auxílio emergencial foi temporária, alerta consultor

Bancarização gerada pelo auxílio emergencial foi temporária, alerta consultor

0
Publicidade

Atualmente, o celular tem um papel relevante para a bancarização de milhões de brasileiros. Com o auxílio emergencial sendo distribuído por meios digitais, dezenas de milhões de pessoas foram forçadas a usar serviços financeiros online. Mas o que precisa ser melhorado na experiência do usuário para o acesso aos serviços financeiros? Aqueles bancarizados à força vão se manter no mundo virtual? E o mundo físico, vai sofrer mudanças? Essas e outras questões foram levantadas no quarto dia do 5×5 Tec Summit, dedicado ao setor financeiro, nesta quinta-feira, 9. 

Para Boanerges Freire, CEO da Boanerges & Cia. Consultoria, a bancarização é só a ponta do iceberg. Abaixo desse pequeno pedaço à vista há uma enormidade de assuntos a serem resolvidos antes de o cidadão ser incluído nos serviços financeiros. “É preciso fazer a inclusão socioeconômica. Isso é a base, além da alfabetização geral, funcional e digital”, resume o economista. 

“Tem tanta coisa para trás. (O smartphone) É uma peça importante, mas não se deve confundir o meio com o fim. A bancarização e o celular são meios para resolver problemas estruturais. O que essa pessoa mais precisa, hoje, além do básico – que é alfabetização, renda e emprego –, são soluções para algumas necessidades. E a grande necessidade, na realidade, é o crédito. Ou ampliamos a visão sobre esse assunto, ou vamos ficar na superfície desse oceano enorme que tem muita profundidade”, completou. 

Para Janssen Lobo, vice-presidente de inovação & parcerias da GWCloud, o open banking pode fazer com que aquelas pessoas na base do iceberg possam acessar serviços financeiros, uma vez que vão ser feitos diversos cruzamentos de produtos e serviços, de modo a personalizá-los. E concorda com Freire sobre a importância da oferta de crédito. “Mas nós temos que ter um viés da realidade do nosso País, que é muito heterogêneo. Tem muito a se desenvolver, muito a se pensar em microcrédito por meio do open banking”, acrescentou. 

Também para Roberto Marinho Filho, CEO da Conta ZAP, o crédito será um dos serviços oferecidos pelas fintechs e poderá reter esse novo usuário que chegou no online pelo Auxílio Emergencial. 

“Necessariamente, eles vão continuar no ambiente digital. O físico é importante, sendo as lotéricas, em especial para esse público, o ponto de contato do usuário. Mas, no digital, a atenção tem que acontecer a partir de uma conjunção de fatores, entre eles, crédito e gamificação. Dado o aumento dos juros, o jogo real vai acontecer agora. Quem tiver a melhor jornada vai ter a melhor audiência e quem tiver componentes para reter a audiência desse usuário vai sobreviver ao ajuste natural do ciclo econômico”, acredita o CEO da Conta Zap. 

Lobo aposta que o mundo físico vai estimular a ida de desbancarizados para o online. “Inclusive, vai fomentar que o mercado se adapte a oferecer conta digital, mais precisamente o varejo e o comércio mais tradicional”, comentou. O executivo disse que não concorda com a visão de Marinho de que as lotéricas continuarão sendo o ponto de contato do usuário. O executivo explicou que existe uma previsão da Caixa de que as lotéricas devem acabar no médio prazo porque com o Pix qualquer estabelecimento comercial será um correspondente bancário em potencial. 

Para reter o usuário, as empresas do setor financeiro precisarão fazer ofertas de produtos e serviços que sejam vantajosas. É o que acredita Gilmar Hansen, vice-presidente sênior do RecargaPay. O executivo também acredita que as lotéricas não se sustentarão por muito tempo. “Essa pessoa vai se deparar com um conjunto de ofertas digitais e, dependendo das vantagens, ela fica. E ela vai chegar a conclusões óbvias: ‘puxa, por que tenho que ir até à lotérica se aqui, nesse app, tem tudo o que preciso? Então não preciso mais sofrer na fila da lotérica’. Essa é uma das grandes apostas da RecargaPay”, disse. 

Carlos Cunha, diretor de contas da indústria financeira da Huawei, apresentou um outro lado para a retenção de clientes por parte das fintechs: a experiência do usuário. “As instituições que conseguirem endereçar melhor a experiência, com menor fricção, com bom atendimento, mais humanizado, terão melhor resultado. Temos que olhar para a nossa realidade. Acredito que as pessoas continuem com suas contas digitais, mas a sua utilização vai depender do tipo de oportunidade, necessidade e disponibilidade de serviço que está lá”, disse. 

O economista Boanerges Freire, no entanto, não concorda de que esse usuário que foi levado para os aplicativos continue usufruindo desses serviços digitais: “O auxílio, como o nome diz, é emergencial, foi feito para uma situação de emergência. Foi importante, mas nada foi feito para educar esse pessoal. Se tentou forçar uma digitalização que não aconteceu. Ele sacou o dinheiro e foi para o mundo físico. Essa é a realidade”, alertou. 

5×5 Tec Summit 

O evento 5×5 Tec Summit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Nesta sexta-feira, 10, o assunto a ser abordado é o entretenimento, finalizando o ciclo de debates do evento. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile