Publicidade
Início Comunicações Mobile Open banking tem baixa adesão de participantes voluntários até agora, aponta BB

Open banking tem baixa adesão de participantes voluntários até agora, aponta BB

0
Publicidade

A gerente de open banking do Banco do Brasil, Karen Machado, alertou para a baixa participação de instituições financeiras voluntárias no open banking brasileiro até agora. Durante o 5×5 Tec Summit, nesta quinta-feira, 9, a executiva clamou por adesão de mais players. 

“Hoje vemos o desafio da adesão dos participantes. Há hoje 12 participantes obrigatórios e apenas seis voluntários”, afirmou Machado. “Os grandes bancos têm enorme volume de investimento para tecnologia. Talvez não seja tão fácil para que outras instituições entrem”, ponderou. Para que todo o potencial do open banking seja aproveitado, é importante que a adesão aumente. 

Outro ponto de obstáculo citado pela gerente do BB é a integração. Machado explica que o sistema financeiro aberto “não é uma dança que se dança sozinho”, mas “uma coreografia” com todos os participantes: “Nós passamos muito tempo fazendo ajustes bilaterais, pois não é plug and play. Estamos passando por uma fase de ajustes”, explicou. 

Outros desafios 

Durante painel no evento, Paulo Farias, head of financial services da Elastic, citou como desafios a segurança, a experiência do usuário, mas principalmente a integração com sistemas legados: “Nós precisamos explorar o ‘pré-sal da informação financeira’. O que tem de valor nas transações que executei no passado? Trazer isso para o presente é difícil”, afirmou. 

Ulysses Pacheco, líder de vendas de finanças no time AWS Setor Público, enxerga como obstáculo oalto grau de tecnologia que precisa ser absorvida pelos novos membros. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile