Com a implementação do Centro de Serviços Compartilhados em 2018, a produtora de painéis de madeira industrializada Dexco buscou inicialmente aumentar o foco em eficiência e encontrar uma localização estratégica.
Com este processo estabilizado, a empresa passou a capturar ganhos por meio do aumento da sinergia, evoluindo sua eficiência operacional e transformação digital. Chegou, assim, a um nível maduro do CSC, com a potencialização do uso de tecnologias que facilitam a rotina da empresa.
"O CSC precisa e tem que apoiar a empresa na geração de valor por meio da eficiência operacional e simplificação", explica Sérgio Morseli, responsável pelos Projetos Estratégicos da Dexco.
A implementação de um CSC pode ser um fator de transformação mesmo para grandes empresas, como a Dexco, permitindo uma visão macro de diversas áreas da empresa, possibilitando o melhor entendimento do futuro do negócio e do atual momento.
Desde 2015, a ABSC tem como principal objetivo promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.
"O amadurecimento do CSC da Dexco é um exemplo prático dos benefícios que um Centro de Serviços Compartilhados pode trazer para uma empresa. Ele demonstra como a implementação de um CSC pode evoluir a atuação nos negócios, proporcionando ganhos significativos de eficiência e controle dentro do segmento em que a empresa atua", destaca Fernando Bortolini, Diretor Vice-Presidente de Pesquisa de Mercado da ABSC.
Com a evolução tecnológica crescente, a Dexco iniciou o projeto "SAPiens", com o objetivo de realizar uma grande transformação digital em toda empresa, começando pela migração do SAP ECC para o SAP S 4/HANA e a substituição de seus satélites. O CSC da empresa foi uma das áreas com grande participação no movimento de mudança e evolução da empresa, gerando um grande impacto no ganho de produtividade.
"Nos últimos 6 meses, 310 mil documentos foram processados, com valor de R$ 3,9 bilhões de reais, por meio de 3.145 usuários internos e 7.420 fornecedores, com 80% de escrituração automática, economizando 9.610 horas", comenta Sérgio.
Atualmente, é imprescindível ter um CSC conectado ao negócio, criando squads de melhoria contínua multidisciplinares para aplicação ágil de planos de correção com foco na eficiência operacional, simplificação e utilizando inteligência de dados, disponibilizando-a para diversas áreas do negócio. O exemplo da Dexco, demonstra a importância dos Centros de Serviços Compartilhados para a melhora contínua e o investimento nos processos e nas pessoas que ajudam na construção desses ambientes. "O apoio da ABSC na jornada da Dexco tem sido essencial, contribuindo com o benchmarking nas mais variadas frentes de atuação", finaliza Sérgio.