Atuar para facilitar o acesso à web nas áreas rurais e atender a demanda nessas localidades é o objetivo de um projeto de desenvolvimento de chip que vem sendo executado pela IC Desing House Nordeste, núcleo de pesquisas do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico Nordeste (LSI-TEC). A IC produzirá protótipos de equipamentos para provisão do Sistema de Rádio Cognitivo, no novo padrão IEEE 802.22, concebido especificamente para instalação de banda larga em áreas rurais com baixa densidade populacional.
O projeto Banda Larga para Área Rural tem como parceiros o MCT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu ao LSI-TEC Nordeste bolsas do Programa CI-Brasil na modalidade desenvolvimento tecnológico em semicondutores, no valor de R$ 1,5 milhão.
Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), as principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação radiobase, que se estende de 33 quilômetros a 100 quilômetros, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados.
Iniciado em setembro do ano passado, o projeto deve se estender até fevereiro de 2012, quando será finalizado o desenvolvimento do chip. No início deste ano serão comprados, importados e instalados todos os equipamentos necessários para a implantação do laboratório. O projeto Rádio Cognitivo em Circuito Integrado para Banda Larga Rural obteve benefício financeiro do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica do Estado da Bahia (Inovatec).
Projeto vai desenvolver chip para acesso à web em áreas rurais
Publicidade