Publicidade

    Projeto vai desenvolver chip para acesso à web em áreas rurais

    0
    Publicidade

    Atuar para facilitar o acesso à web nas áreas rurais e atender a demanda nessas localidades é o objetivo de um projeto de desenvolvimento de chip que vem sendo executado pela IC Desing House Nordeste, núcleo de pesquisas do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico Nordeste (LSI-TEC). A IC produzirá protótipos de equipamentos para provisão do Sistema de Rádio Cognitivo, no novo padrão IEEE 802.22, concebido especificamente para instalação de banda larga em áreas rurais com baixa densidade populacional.
    O projeto Banda Larga para Área Rural tem como parceiros o MCT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu ao LSI-TEC Nordeste bolsas do Programa CI-Brasil na modalidade desenvolvimento tecnológico em semicondutores, no valor de R$ 1,5 milhão.

    Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), as principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação radiobase, que se estende de 33 quilômetros a 100 quilômetros, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados.
    Iniciado em setembro do ano passado, o projeto deve se estender até fevereiro de 2012, quando será finalizado o desenvolvimento do chip. No início deste ano serão comprados, importados e instalados todos os equipamentos necessários para a implantação do laboratório. O projeto Rádio Cognitivo em Circuito Integrado para Banda Larga Rural obteve benefício financeiro do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica do Estado da Bahia (Inovatec).

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile