Microsoft aposta no XBox como plataforma de vídeo, inclusive para interatividade

0

A última participação da Microsoft como keynote da CES foi uma compilação de anúncios já feitos. A exceção ficou por conta de algumas inovações no Kinect, a plataforma de interação visual hoje utilizada pelo console de games XBox e que, a partir de fevereiro, também funcionará em PCs. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, ocupou o palco do CES 2012, principal evento de eletrônica de consumo que acontece esta semana em Las Vegas, para reforçar as qualidades do Windows Phone 7 (WP7), o sistema operacional da Microsoft que aos poucos começa a ganhar espaço entre os handsets de diversos fabricantes, sobretudo da Nokia, empresa com quem a Microsoft fechou uma importante parceria e que já anunciou os primeiros telefones da série Lumia com o WP7. Não existe nenhuma implementação nova do WP7 que seja diferente da visão original anunciada há dois anos, quando o projeto começou. Mas Ballmer fez questão de destacar a crescente adoção de desenvolvedores à plataforma, que chega a cerca de 50 mil aplicativos disponíveis.

Na área de tablets, a aposta da Microsoft é o próprio sistema operacional Windows 8, que sai para PCs em fevereiro e que está sendo otimizado para funcionar também em processadores ARM, comuns a muitos tablets. A interface será a mesma dos PCs, que também é muito parecida com a interface do celular, baseada no conceito Metro, em que as aplicações são apresentadas em "azulejos" em vez de ícones, e funcionam como widgets, dando informações em tempo real sobre o que acontece com aquela aplicação. A interface pode ser alternada para a visão tradicional do Windows.

A grande novidade, também já anunciada em dezembro, é o espaço que está ganhando a plataforma de jogos XBox como um media center. A Microsoft anunciou parcerias ainda para distribuição dos conteúdos da News Corp, incluindo Fox e Wall Street Journal, pelo XBox, e reforçou a estratégia de incorporar o XBox como a plataforma de set-top over-the-top de alguns provedores de TV por assinatura, como a Comcast (com quem já oferece conteúdos online), AT&T U-Verse e Telefônica. No caso da Telefônica, inclusive, como já adiantou este noticiário, a plataforma over-the-top (que funciona em cima da rede de banda larga) será lançada ainda este ano.

Além disso, a Microsoft aposta na interação do Kinect como uma forma de fazer com que o telespectador possa interagir com a programação por meio de movimentos e gestos, permitindo uma alternância entre a programação linear e jogos de maneira transparente, ou a imersão do espectador na programação por meio de efeitos visuais. A demonstração foi feita com conteúdos infantis do programa Sesame Street, em que o Kinect e o XBox foram utilizados para permitir que uma criança pudesse ao mesmo tempo assistir ao programa, jogar com os personagens e ser graficamente inserida dentro da programação.

Além disso, o sistema operacional do XBox permite a interação com a programação por meio de comandos de voz. O próximo passo, que começa a ficar evidente, é embarcar o Windows diretamente nos televisores, transformando-o em um middleware nativo de TVs conectadas, como já começou a acontecer com o Android, incorporado pela Lenovo em um televisor como middleware principal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.