Blockchain chega ao mundo corporativo. É hora de colocar o assunto na pauta

0

Blockchain é a palavra da vez. Ouvimos falar dessa tecnologia por todo o canto. Dizem que ela chegou para ficar e mudará o mundo como o conhecemos – e é verdade. Há até quem afirme que ela revolucionará as empresas tanto quanto a internet o fez. No entanto, mais que o discurso de uma tecnologia aparentemente inalcançável, a blockchain agora começa a se tornar comum e a gerar mais interesse.

Uma pesquisa da Delloite é a prova disso. 36% dos executivos de grandes empresas acreditam que a blockchain tem o potencial de melhorar as operações de sistemas e 37% deles indicam a segurança como a principal vantagem da tecnologia. Com base nisso, preciso te dar uma notícia: se você não está nessa estatística hoje, já está atrasado. Logo, logo, todas as empresas estarão correndo atrás da blockchain para transformar suas operações.

Isso porque, mais que a segurança em si, o grande "negócio" da blockchain é a confiança. Uma vez construída, validada e integrada à operação, a blockchain constrói uma rede transparente, confiável e praticamente à prova de fraude. Ou seja – chega de controlar e registrar tudo em planilhas, e-mails e telefonemas. Já imaginou uma vida onde não é preciso formalizar tudo de diversas maneiras diferentes? Incrível, não é?

Outra boa notícia é que essa tecnologia pode ser aplicada a qualquer rede de interesse. Um exemplo prático é a área de logística e distribuição. Ao criar uma rede própria de blockchain (carinhosamente chamada de rede permissionada), a companhia pode convidar seus parceiros, clientes e fornecedores a participar. Com isso, é possível acompanhar o trajeto de um item desde a chegada ao estoque, venda, pagamento, saída do centro de distribuição, até o trajeto realizado pelo transporte e a entrega ao destinatário. Tudo isso numa plataforma que, por ser imutável, também é auditável.

Já há aplicações de blockchain para diversos fins: autenticação, gestão e comercialização de documentos, obras de arte, títulos e papéis comerciais, músicas, filmes e espaços publicitários. Diversos bancos brasileiros se uniram para traçar estratégias em parceria com a Febraban, por exemplo, e o primeiro projeto diz respeito ao compartilhamento de dados cadastrais. O objetivo, na prática, é que haja um banco de dados único, com todas as informações dos clientes criptografadas. Só terão acesso as instituições que o próprio cliente autorizar. E, caso eu mude meu endereço em um banco, por exemplo, todos os outros terão o mesmo dado imediatamente. Prático, transparente, seguro e confiável.

Há, inclusive, estudos semelhantes aplicados a registros de saúde de pacientes. Nada de ficar caçando exames antigos ou contar todo o seu histórico ao doutor a cada consulta. No futuro, bastará que você autorize o acesso ao seu registro e o profissional verá todo seu histórico médico na tela. Parece maluco? Pois as opções são infinitas e cada vez mais revolucionárias. Sem dúvida há uma aplicação para sua empresa – e ela já devia estar em andamento. ?

Fulvio Xavier, co-fundador da Smartchains.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.