Publicidade
Início Notícias Gestão Hospital Santa Cruz implementa Dispensário Eletrônico de Medicamentos e Materiais no Pronto...

Hospital Santa Cruz implementa Dispensário Eletrônico de Medicamentos e Materiais no Pronto Atendimento

0
Publicidade

Ao dar continuidade à meta de crescimento, o Hospital Santa Cruz (HSC)  implementou o Dispensário Eletrônico de Medicamentos e Materiais da SisnacMed no Pronto Atendimento (PA). O objetivo éaprimorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos aos pacientes que procuram a emergência do Hospital.

Para a gerente de Logística e Compras do HSC, Crystina E. Takeuti, a solução de armazenamento digital permitiu mais segurança e agilidade na manipulação e administração dos medicamentos, melhor gestão dos processos e melhoria no atendimento aos pacientes. “Outro ganho foi a excelência no controle de estoque, reduzindo os desperdícios e possibilitando um fluxo contínuo de abastecimento, sem interrupção por motivos de falta ou validade e uma redução de consumo de 37% em relação a 2017”, afirma.

Segundo o diretor-comercial da empresa fornecedora SisnacMed, Anderson Guilhem, o maior benefício da solução tecnológica é oferecer à Farmácia dados em tempo real do consumo de produtos (medicamentos e insumos) e contribuir com o programa de segurança do paciente, melhoria na distribuição e rastreabilidade dos produtos consumidos no PA. “A economia gerada por esse sistema, depende de cada instituição, mas normalmente gira em torno de 30% a 40% no consumo de medicamentos e insumos, com a vantagem de fornecer para a farmácia informações para controlar lotes de produtos, entre outras informações relativas à gerência de farmácia”, afirma.

As vantagens não param por aí. As atividades dos colaboradores em todas as instâncias, gestores, enfermeiros e médicos do PA, foram impactadas positivamente com a utilização do novo equipamento. “Para dar um exemplo, as alterações na rotina de reposição, armazenamento e dispensação de medicamentos e materiais hospitalares, passou a ser feita de forma eletrônica e digital, o que permite a rastreabilidade dos itens retirados dos dispensários eletrônicos Medlocker e Supply Point e a identificação do colaborador que as retirou, conforme níveis de acesso definidos”, complementa Crystina.

As prescrições médicas feitas no PA passaram a ser inseridas no sistema de gestão hospitalar do HSC, o Tasy, e direcionadas para o banco de dados do dispensário eletrônico no Pronto Atendimento. Com essa mudança de fluxo de trabalho e atendimento, toda a cadeia de abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares no PA ficou mais eficiente, mais ágil e com menos problemas de reposição de produtos. Cerca de 2.500 itens, entre medicamentos e insumos, são manuseados diariamente só para atender a demanda do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.

A utilização do novo equipamento complementa o Sistema Toyota de Produção (TPS) implantado no PA e que já está funcionando 100% na unidade. “O equipamento de dispensação de medicamentos e insumos agregou valor às etapas de distribuição desses materiais em nosso PA, otimizando o trabalho ao diminuir consideravelmente a movimentação de nossos profissionais de saúde dentro das salas de atendimento”, revela Dr. Fernando Pompeu, coordenador do Pronto Atendimento do HSC.

A implementação foi realizada em três meses, entre integração de dados, ajustes do sistema e treinamento dos colaboradores, realizado por engenheiros e técnicos da empresa e gestores dos setores de Logística e TI do Hospital, além da participação dos profissionais de saúde do HSC, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile