Publicidade
Início Notícias Negócios China lança sua moeda digital durante Olimpíada de Inverno

China lança sua moeda digital durante Olimpíada de Inverno

0
Publicidade

A China está lançando seu yuan digital para atletas e espectadores antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, o primeiro grande teste do apelo da moeda virtual entre os estrangeiros, informa a agência Bloomberg.

Faltando menos de um mês para o pontapé inicial e o evento já sobrecarregado por boicotes diplomáticos e a ameaça de surtos de vírus, a China procura usar os jogos para mostrar a influência do yuan digital globalmente.

Os visitantes podem baixar um aplicativo ou obter um cartão físico que armazena o yuan digital ou converter notas bancárias estrangeiras em e-CNY em máquinas de autoatendimento, de acordo com o Bank of China Ltd., um credor estatal e parceiro oficial dos jogos.

Ainda não se sabe se os atletas estrangeiros adotam o yuan digital, devido às crescentes tensões políticas em torno dos jogos e às preocupações com os riscos de dados. Três senadores republicanos dos EUA pediram em julho ao Comitê Olímpico dos EUA que proibisse os atletas americanos de usar o yuan digital, citando preocupações com espionagem e segurança de dados.

Nesta segunda-feira, 10, perto de uma das filiais do COB na Vila Olímpica em Pequim, um vídeo promocional foi exibido em loop para mostrar a moeda eletrônica.

Lojas de conveniência, cafés e outros comerciantes dentro da Vila Olímpica – onde os atletas estarão morando e passando seu tempo livre – estão equipados com máquinas que aceitam pagamento digital em yuan, bem como lojas nas estações ferroviárias próximas aos locais dos jogos.

Qu Songming, gerente da equipe de operações da Vila Olímpica em Pequim, disse que o pagamento será restrito a apenas alguns métodos. Notavelmente, o Alipay, do Alibaba Group Holding Ltd., e o WeChat Pay, da Tencent Holdings Ltd. – que suportam e-CNY – não estarão disponíveis na vila olímpica..

“Os únicos métodos de pagamento são dinheiro renminbi, cartões Visa e o yuan digital em todas as instalações de competição e não competição durante as Olimpíadas”, disse Qu. A Visa Inc. é patrocinadora dos jogos.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam oficialmente em 4 de fevereiro, são vistos como uma oportunidade para o Banco Popular da China aumentar a conscientização sobre o e-CNY depois de fazer progressos constantes com testes em cerca de uma dúzia de regiões do país desde 2020.

Um total de 140 milhões de indivíduos se registraram para uma conta digital em yuan no início de novembro, segundo autoridades, embora os moradores ainda dependam predominantemente do Alipay e do WeChat Pay para seus pagamentos diários. Ambos os aplicativos suportam pagamentos digitais em yuan agora, depois que a Tencent lançou os serviços e-CNY no WeChat na semana passada Internet, incluindo JD.com Inc., Trip.com Group Ltd. e Meituan, também aceitam pagamento em e-CNY.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile