A seguradora MAPFRE e a Tractable, empresa de solução tecnológica baseada em Inteligência Artificial, estão colaborando para ajudar os clientes da seguradora a terem seus carros reparados de forma mais eficiente com a ajuda da IA.
Qualquer sinistro envolvendo um veículo, não importa quão leve seja, é um incômodo para todos os envolvidos. Uma resposta rápida das seguradoras, que reduza os prazos de reparo ou indenização do veículo, pode refletir em uma melhor experiência geral do consumidor. Com esse objetivo – de ajudar seus clientes a se recuperarem mais rapidamente de pequenos danos, a MAPFRE passará a aplicar a IA da Tractable em seus sinistros de automóveis. A solução, que será adotada primeiramente nas operações da MAPFRE no Brasil, irá acelerar em até duas semanas a devolução de veículos aos clientes após um sinistro.
Como parte da colaboração, as empresas implantaram um modelo único de IA que utiliza fotografias, tiradas no telefone celular do cliente, para realizar uma avaliação automatizada de ponta a ponta em sinistros de automóveis com danos de baixo valor. Após uma revisão automática das imagens, o sistema identifica as áreas danificadas e a gravidade e, posteriormente, determina a extensão necessária do reparo do veículo, que pode variar desde retocar a pintura até reparar ou substituir certas peças. Além disso, a tecnologia da Tractable apresenta preços em tempo real da avaliação e tem a capacidade de encaminhar ordens de trabalho diretamente para as oficinas de reparo.
A iniciativa trará melhorias na eficiência operacional solicitando peças de fornecedores com maior rapidez e reduzindo o tempo total de conclusão de sinistros. O trabalho dos avaliadores também será beneficiado, liberando-os para concentrar seus esforços e experiência em casos mais complexos, incrementando, assim, o valor que eles oferecem ao cliente.
Especialistas da MAPFRE e da Tractable em análise avançada, tecnologia, operações e inovação estão trabalhando lado a lado no projeto, juntamente com engenheiros do CESVIMAP (centro de Pesquisa e Desenvolvimento da MAPFRE), além de peritos reguladores.
"Como parte da estratégia da MAPFRE Open Innovation, temos testado diferentes soluções de IA para melhorar de forma significativa a experiência do cliente e aprimorar nossa eficiência operacional. A linha de negócios Automobilística é fundamental para a operação brasileira e iniciar esta aliança com a Tractable, de forma pioneira, é muito importante para nós", comenta Roberto De Antoni, Chefe de Operações da MAPFRE Brasil.
O projeto, que pode ser replicado no futuro em outros países e processos, contribui para o objetivo da MAPFRE de liderar uma transformação que envolve melhorar a experiência do cliente, desenvolver novos serviços e produtos que acrescentem valor às demandas cada vez mais personalizadas dos segurados e elevar a qualidade do serviço para um próximo nível – sempre baseado na confiança.