Publicidade
Início Blogueria O mercado de dados na blockchain e a prosperidade através da computação...

O mercado de dados na blockchain e a prosperidade através da computação em nuvem

0
Publicidade

A computação em nuvem tem se destacado cada vez mais no cenário de negócios mundial e virou uma tendência. Para termos uma ideia, um estudo realizado pela ABES (Associação Brasileiras das Empresas de Software) aponta que ela será o elemento-chave da estrutura em TI no Brasil durante 2021, além de que a previsão é que o serviço de nuvem privada atinja cerca de US$ 614 milhões.

Com isso, grandes empresas começam a ter tecnologia para captar seu enorme volume de dados nas nuvens. Tudo isso com soluções de companhias que já têm o cloud computing naturalmente em seu core business. Porém, por mais que os números sejam atrativos, a computação em nuvem ainda é algo muito recente por aqui e tem um grande caminho a percorrer. O que temos visto é que essa adição de tecnologia no mercado é algo que de fato quebrou inúmeras barreiras e criou um modelo totalmente disruptivo. No entanto, eu diria que em uma escala de 0 a 10, o Brasil ainda não atingiu nem a quarta posição se comparado ao resto do mundo em relação à adesão a essa tecnologia.

Isso acontece porque existem empresas que ainda pensam de forma tradicional e não aderiram à computação em nuvem. Por exemplo, quando olhamos a indústria, era totalmente fabril, tinha a preocupação apenas de fabricar. Porém, hoje já existe o conceito da Indústria 4.0, que tem uma preocupação de como produzir no melhor formato e no menor custo, olhando questões como logística e produção e cruzando dados estratégicos para chegar no resultado mais satisfatório.

Devido  a estes avanços, as grandes empresas já estão avançadas na utilização, valorização e até transformação de seus dados em ouro. Inclusive, já existe uma forte movimentação para registro de forma segura e em concordância com LGPD, já que o futuro do mercado é pautado em conceitos que têm em sua natureza a análise de informações estratégicas. Mesmo assim, ainda existem companhias que não entendem a falta de tecnologia como uma dor e acabam pagando o preço por isso.

A tendência é que dificilmente veremos transformação digital sem ter uma pauta voltada para soluções em nuvem. O conceito quebrou barreiras e mudou o jeito das empresas trabalharem, de modo que quem não aderir à tecnologia pode ficar para trás e perder negócios. Ela garante vantagens como economia de recursos, já que não é mais necessário investir em data centers físicos para armazenar dados; melhor organização de informações, praticidade e maior foco em projetos estratégicos, pois questões como backup e atualizações são automatizadas, com a equipe podendo se dedicar a atividades mais importantes.

Para que o setor prospere cada vez mais no Brasil, além da conscientização das companhias de que o futuro é digital, é preciso atenção em dois quesitos muito importantes: dados e cyber segurança. As empresas que foram para o cloud computing começaram a fazer seus armazenamentos, criando volumes de dados internos e externos. No entanto, somente ter essas informações não basta, pois é preciso cruzar esses dados, fazer análises sintéticas e analíticas para que possam ser aliados nas tomadas de decisões. É o conceito de data-driven, que cada vez mais toma corpo e dá as rédeas para grandes corporações.

O futuro dos dados também permite comercialização e utilização de informações como insumo. Para viabilizar este mercado, é necessário profunda preocupação e cuidado com a segurança das informações. Para isso, a tecnologia de Blockchain devidamente estruturada garante isso, já que é responsável por registrar detalhes das ações dos seus usuários, sendo totalmente à prova de violação. Da mesma forma que não deixamos a porta de nossa casa aberta durante a noite, é necessário tomar conta das informações cibernéticas, investindo pesado em sistemas robustos para protegê-los de pessoas más intencionadas, garantindo sucesso nos negócios.

Pascoal Baldasso, CEO e fundador da ADTsys.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile