Publicidade
Início ESG Projeto de marketplace baseado em blockchain para comercialização de energia renovável é...

Projeto de marketplace baseado em blockchain para comercialização de energia renovável é tema de livro

1
Publicidade

Conceber um modelo para a comercialização de energia renovável proveniente da geração distribuída (GD), diretamente entre consumidores e prosumidores (consumidor que também produz energia), utilizando tecnologia blockchain. Essa foi a proposta do projeto de pesquisa e desenvolvimento conduzido pela Copel Distribuição em conjunto com o CPQD, encerrado em outubro do ano passado e que deu origem ao livro Marketplace Blockchain para Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente de Geração Distribuída, que está sendo lançado neste mês.

Com 250 páginas, o livro tem como organizadores os principais responsáveis pela execução do projeto: Frank Toshioka, da Copel Distribuição, e Luiz Rolim, do CPQD. “O potencial da tecnologia blockchain no setor de energia elétrica tem sido amplamente reconhecido pela comunidade científica, pelas consultorias especializadas e por empresas de energia que têm desenvolvido estudos de prospecção e pilotos relacionados ao tema”, afirma Toshioka no prefácio da publicação.

No caso do projeto desenvolvido pelo CPQD com a Copel Distribuição – que contou com o apoio de recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) -, a tecnologia blockchain foi aplicada na concepção, desenvolvimento, testes e avaliação de um modelo transacional descentralizado (marketplace) para comercialização direta de energia elétrica entre consumidores e prosumidores no ambiente de GD. Segundo Toshioka, esse trabalho foi alinhado ao modelo regulatório atualmente adotado no Brasil, levando em conta também as iniciativas de modernização em discussão na ANEEL e no Ministério das Minas e Energia (MME).

“O uso da tecnologia blockchain permitirá a comercialização de energia elétrica no marketplace de forma segura, rápida e sem intermediários, contribuindo para fomentar a expansão da GD e para os esforços de descarbonização da matriz de geração de energia elétrica”, acrescenta o gerente de projeto da Copel.

Luiz Rolim, do CPQD, explica que, além da concepção do novo marketplace, o projeto também envolveu a construção das regras de negócio, o desenvolvimento da rede blockchain e a criação de simuladores para a realização de provas de conceito com grupos representativos da base de consumidores da Copel. “Com esse trabalho, a intenção é contribuir para a modernização do setor elétrico, explorando sinergias com os aprimoramentos regulatórios e comerciais, e para a inserção da tecnologia blockchain nos mercados de energia e no ambiente operacional das empresas do setor”, afirma Rolim.

Dividido em quatro partes, o livro Marketplace Blockchain para Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente de Geração Distribuída traz a contextualização do projeto desenvolvido pelo CPQD para a Copel, apresenta o modelo de operação do marketplace, detalha o processo de construção da infraestrutura da rede blockchain e, ainda, especifica os resultados alcançados durante o projeto – que teve início em agosto de 2019.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile