NET terceiriza área de impressão para a Simpress

0

A operadora de TV por assinatura NET Serviços é mais uma empresa a apostar no outsourcing como forma de reduzir custos, otimizar controles e racionalizar os processos de impressão e produção de documentos. Depois de uma concorrência que envolveu oito grandes fornecedores do setor, a NET escolheu a Simpress, distribuidora da Ricoh no Brasil, para ser a fornecedora das soluções de impressão e gestão de documentos que engloba, até o momento, a unidade de São Paulo, a NET Serviços e as operações em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas. Além disso, está em fase de estudos a extensão dos serviços para mais seis unidades, das 47 que compõem a rede NET em todo o país.

?Buscávamos um único fornecedor que pudesse atender a nossa demanda de maneira integrada, tanto em termos de recursos tecnológicos, quanto em termos de disponibilidade de serviços e suporte contínuo e especializado, mas antes de procurarmos um parceiro, estudamos muito nosso ambiente para entender o que realmente precisávamos e não cair no erro de comprar uma solução de prateleira que não nos atendesse. É muito importante conhecer o ambiente interno e as demandas verdadeiras para depois procurar a solução?, explica Rogério Amaro, consultor interno de TI da NET.

Ele conta que a escolha recaiu sobre a Simpress, não somente pela sua estrutura de atendimento e experiência em outsourcing, mas principalmente pela flexibilidade demonstrada em não impor uma solução pronta, de prateleira, levando em consideração todas as especificidades do negócio.

Assim como a grande maioria das empresas, a NET dispunha de um legado que incluía um elevado número de equipamentos de cópias e impressão, com tecnologias e fornecedores variados. ?Precisávamos mudar esse cenário para que pudéssemos adequar os serviços à nossa real demanda e, principalmente, passar a ter controle sobre a produção de forma a garantir um melhor gerenciamento dos recursos e custos de impressão na companhia?, diz Amaro.

Iniciado pelas unidades da NET São Paulo e NET Serviços, o projeto de reengenharia de impressão, contemplou não somente a adequação dos equipamentos às demandas, mas também a implantação de processos e sistemas de controle da produção. Nessas duas operações a NET tem cerca de mil usuários que produzem uma média mensal de 450 mil páginas.

?A estrutura desenhada é composta de uma central de serviços de cópias e impressão, além de ilhas departamentais, todas monitoradas por meio do software SmartDeviceMonitor,? explica Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress. Desenvolvido pela Ricoh, o software permite que a equipe de seis funcionários da Simpress residentes na NET monitore remotamente todo o parque de equipamentos e promova as necessárias reposições de insumos e manutenções nos equipamentos antes que o usuário necessite ou sinalize.

Para atender a necessidade de controle da produção, a Simpress optou pela integração de um software de bilhetagem com relatórios de consumo por centro de custos e usuários. ?Para nós, esse é um dos pontos altos do projeto, pois hoje temos total controle e podemos visualizar tudo o que está sendo impresso, o que nos dá muito mais segurança para trabalhar a gestão da produção e promover mudanças que resultem na redução de custos desnecessários?, afirma Amaro.

Com os resultados obtidos em São Paulo, o projeto já está sendo ampliando para outras localidades onde a NET mantém operações. ?Já implantamos em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, estamos implantando em Campinas e já temos projeto para outras cidades?, adianta Amaro. Para ele, essa expansão reflete a satisfação com os resultados obtidos em São Paulo somada à tranqüilidade proporcionada pela rede nacional de atendimento Simpress, que conta hoje com 110 representantes em todo o país, o que permite uma resposta rápida às necessidades de suporte técnico, manutenção e reposição de insumos, independente da localização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.