A importância dos treinamentos Agile para o futuro das empresas

0

Conforme o mundo se transforma, e junto com ele os consumidores, os serviços e as metodologias de produção, as empresas, independente do segmento de atuação, focam a atenção para palavras como Inovação e Adaptação, a fim de se manterem vivas no mercado. Não à toa, com o forte dinamismo com que a economia vem se desenvolvendo, é cada vez mais necessário que elas apresentem novidades aos clientes, se adequando às suas exigências e expectativas, para não ficarem para trás da concorrência.

Nesse contexto, é muito comum ver companhias procurando coachs, palestrantes e especialistas para mudarem suas culturas organizacionais, esperando obter resultados diferentes dos que já vinham tendo com suas metodologias tradicionais, sem levar em consideração o engajamento e a preparação de seus próprios funcionários. Não será somente uma palestra ou atividade conjunta que irá proporcionar a transformação que os negócios almejam.

É fundamental que os times que compõem as áreas corporativas estejam aptos para executar diferentes funções. E quando falo em diferentes funções, não significa mudar os colaboradores de setor ou cargo, mas sim torná-los os próprios agentes da transformação. Isso porque, ninguém conhece mais o cotidiano e o operacional de uma empresa do que eles.

Diante desse cenário, entram os conceitos da Metodologia Ágil, também conhecido como Agile, que consistem em reprogramar a maneira como enxergamos as rotinas e processos corporativos, buscando maior eficiência e inovação em cada etapa dos meios de produção, seja de um software para computadores ou de um alimento fitness, por exemplo.

As aplicações do Agile são infinitas, mas não surtem efeito se não houver a participação dos funcionários, afinal, são eles que exercem as atividades que realmente podem fazer a diferença no dia a dia dos negócios, e levar a cultura e o conhecimento organizacional para os seus colegas, líderes, subordinados, e consequentemente, aos consumidores.

Dentro das companhias, profissionais treinados em Agile podem promover mudanças significativas em cada área ou processo interno, como desenvolvimento de produtos, gestão de recursos e pessoas, até as atividades mais operacionais, do estoque às vendas, por exemplo. E o melhor de tudo é que essas mudanças partem de dentro da empresa. Quando isso acontece, a Inovação e a Adaptação – tão desejadas – começam a fluir naturalmente no ambiente de trabalho, e a fazer parte da cultura organizacional, o que irá refletir em melhorias nos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Mas aplicar as Metodologias Ágeis não é uma tarefa simples. É preciso dedicação e experiência para planejar e colocá-las em prática, a fim de não haver erros de aplicação ou mal entendimentos por parte dos times internos. Contratar consultorias certificadas em Agile, ou profissionais já qualificados, pode ser a melhor opção para você evitar riscos e garantir que tudo saia como planejado.

Faça como as empresas consideradas mais inovadoras, como IBM, Apple e Microsoft, e comece a ser ágil você também!

Roberto Baptista, chief learning officer da Adaptworks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.