Ministério da Economia e Sebrae vão investir mais de R$ 40 milhões para apoiar 15 mil startups

1

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e o Sebrae anunciaram, nesta terça-feira (09/02), investimentos de R$44 milhões no InovAtiva Brasil para apoiar 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.  

A meta da Sepec/ME e do Sebrae, realizadores do InovAtiva Brasil, é tornar o país um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. Para isso, serão oferecidos, de maneira gratuita, serviços de aceleração, oportunidades de conexão com o mercado, capacitação para empreendedores e iniciativas de desenvolvimento dos ecossistemas regionais.  

"Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina e, agora, queremos que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação. Em 2021, vamos ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país. Nós, do Ministério da Economia, temos como meta atender 15 mil startups brasileiras nos próximos anos", explica o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa.  

Para isso, o InovAtiva Brasil lançou, nesta terça-feira, o programa "Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil", que tem a finalidade de atender mil projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação. A iniciativa, realizada pela Sepec/ME, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), conectará esses empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo Brasil.  

O Ideiaz é o primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva Brasil. Até o final do ano, serão lançados outros pilotos "powered by InovAtiva Brasil". Segundo Carlos Da Costa, a ideia é que a metodologia possa ser replicada localmente em diversos ecossistemas brasileiros de inovação.   

"O 'Powered By InovAtiva Brasil' funcionará como uma franquia, proporcionando guias metodológicos, conceitos, marca, enfim, todo um know-how para que estados e municípios brasileiros possam desenvolver programas, eventos, capacitações e outras iniciativas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador", explica. 

Como destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o "Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil" atenderá em todo Brasil projetos de pequenos negócios inovadores.  "Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento", afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil

As incubadoras e aceleradoras participantes do "Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil" irão apoiar o processo de desenvolvimento de negócios que ainda estão em fase de ideação por meio de atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora. 

"O programa Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. É um programa nacional de grande escala que vai atender a todas as regiões do país", afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya Albuquerque Neto. 

InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um hub de inovação que realiza um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Em 2021, o InovAtiva Brasil oferecerá, entre outras iniciativas, o InovAtiva Conecta, que promove a conexão de startups com investidores e grandes empresas; o InovAtiva Academy, com conteúdos exclusivos de capacitação para empreendedores; e o "Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil", que apoia negócios em estágio de ideação.   

Por meio do Programa InovAtiva e do InovAtiva de Impacto Socioambiental, o hub seguirá acelerando startups brasileiras. Esses programas contam com uma rede de mais de mil mentores voluntários, entre executivos e empreendedores experientes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens, Vale, Natura e Embraer. De 2013 a 2020, mais de 2,3 mil empreendimentos já foram acelerados. 

Em 2020, o Programa Inovativa foi eleito, pelo segundo ano seguido, o principal fomentador do ecossistema de inovação do país pelo ranking 100 Open Startups, plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. Em 2017, foi considerado como benchmark de política de inovação pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.