Venuxx, primeira solução de logística personalizada com rede 100% feminina, recebe aporte da WE Impact

1

Com o boom do e-commerce no Brasil que se intensificou com a pandemia, a logística "last mile" – ou última milha, quando ocorre a interação direta da marca com o cliente – se tornou determinante para o varejo. Apesar da rápida evolução deste segmento, encontrar soluções eficientes ainda é um desafio para muitas empresas que oferecem produtos de alto valor agregado, demandando maior cuidado e segurança no seu transporte e entrega.  

Apostando em uma solução de logística personalizada, a Venuxx, fundada por Gabrielle Jaquier e outros quatro sócios, enxergou a importância da especialização e da personalização para esse público. "Percebemos que grandes empresas estavam entregando por meio de logísticas que se comprometem apenas com a entrega, mas não com a experiência. E havia muitas queixas. Assim, notamos um grande valor a oferecer para esses players cujo ganho não está no volume, mas na diferenciação", explica Gabrielle, COO da startup.  

O modelo tem feito sucesso: a Venuxx quadruplicou de tamanho em 2021 e inicia o novo ano com aporte da WE Impact, venture builder parceira do WE Ventures, fundo voltado a investimento em mulheres na tecnologia desenvolvido pela Microsoft Participações, Sebrae e M8 Partners em associação com a Bertha Capital, e que tem a Multilaser entre os investidores.  

Atuando em 24 estados, sendo o maior volume de entregas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Venuxx atende principalmente aos segmentos de joias, cosméticos, moda, tecnologia e chocolates finos. L'Occitane, Vivara e Vivo são alguns exemplos de clientes.  

Impacto social 

Tendo como propósito promover o empoderamento feminino, a Venuxx realiza o serviço customizado por meio de um software de gestão logística aliado a uma rede de distribuição 100% composta por mulheres. As entregadoras são capacitadas para se tornarem especialistas, seguindo protocolos e demandas específicos de cada empresa, desde o procedimento de coleta até o tipo de interação com o cliente final, número de tentativas a serem realizadas etc.  

"Como empreendedores, queríamos gerar esse impacto. Empoderamento tem a ver com gerar renda, e é isso o que fazemos. Já distribuímos mais de R? 1,3 milhão para a nossa rede. Há casos de especialistas que conseguiram sair de uma relação abusiva, colocar os filhos na escola e realizar sonhos. Tudo isso graças à conquista da independência financeira", contam os fundadores.  

Eles afirmam ainda que o propósito é outro fator que fortalece a conexão das marcas com os seus clientes, cada vez mais atentos ao papel social das empresas das quais consomem. "Também geramos valor nesse sentido, seja pela sustentabilidade, já que a Venuxx neutraliza 100% do CO2 emitido pela frota e otimiza rotas para emitir menos, seja pelo compromisso com o fortalecimento econômico feminino. Os consumidores buscam eficiência, mas também estão de olho nas práticas adotadas pelas empresas, o que elas devolvem para a sociedade", destaca o CEO e cofundador Diogo Gomes.  

Investimento e perspectivas para 2022 

A união entre tecnologia e impacto social será impulsionada neste novo ano pelo aporte que a Venuxx acaba de receber da WE Impact, venture builder dedicada a startups B2B lideradas por mulheres, viabilizado pela Multilaser por meio do fundo WE Ventures.  

"Mais do que apenas buscar um resultado financeiro, os investimentos da Multilaser, por meio do fundo WE Ventures, visam incentivar o empreendedorismo feminino e o crescimento de soluções tecnológicas com propósito", afirma Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser.  

"O trabalho que a Venuxx realiza, com a entrega de inovação para um segmento em constante crescimento, como o e-commerce, e priorizando a inclusão de mulheres em todos os segmentos da empresa, está totalmente conectado ao propósito do Fundo WE. O aporte proporcionará ainda mais recursos para que a empresa cresça e continue causando impacto na diversidade de gênero no empreendedorismo", complementa Franklin Luzes, vice-presidente de Inovação, Transformação e Novos Negócios da Microsoft Brasil.  

Com o capital aportado pelo fundo de corporate venture, a WE Impact conecta startups de tecnologia lideradas por mulheres a grandes corporações, gerando valor mútuo. "Buscamos startups que tenham sinergia com as grandes corporações parceiras, assim, tanto empresa quanto startup, saem ganhando. Enquanto a primeira tem acesso a soluções inovadoras e apoia a construção de um ecossistema mais igualitário, a segunda tem capital para crescer e conexão direta com o mercado, validando seu produto e conquistando clientes", explica a CEO da WE Impact, Lícia Souza.  

"Trabalhar junto à Venuxx é uma oportunidade não só de encantar os clientes, aumentar seu NPS (Net Promoter Score) em mais de 30% e diminuir 20% a taxa de insucesso. É uma oportunidade de promover desenvolvimento econômico para mulheres e realizar entregas carbono neutro. A startup é a prova de que resultado e impacto andam juntos, e esses são valores que compartilhamos com os fundadores", finaliza a investidora. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.