Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Criptografia é a melhor defesa contra “artes obscuras” do mundo digital, diz...

Criptografia é a melhor defesa contra “artes obscuras” do mundo digital, diz Snowden

0
Publicidade

O ex-prestador de serviços para a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden, exortou as empresas a adotar métodos melhores de criptografia para proteger a privacidade dos usuários. O alerta foi feito por ele, nesta segunda-feira, 10, em transmissão por meio da plataforma de videochamadas Google Hangouts, para participantes do festival South by Southwest (SXSW), que acontece esta semana em Austin, no Texas.

Snowden disse que as empresas podem agir mais rapidamente para proteger a privacidade dos usuários, pois o governo, segundo ele, irá mover-se lentamente, em sua totalidade, para mudar as práticas de coleta de informações. “Não há uma resposta política que deve ocorrer, mas há uma resposta técnica que precisa ocorrer”, disse Snowden.

Ele destacou a importância da criptografia na comunicação. “A criptografia funciona. É a nossa defesa contra as artes obscuras do mundo digital”, afirmou.

Snowden, que vive exilado na Rússia por ter vazado arquivos secretos sobre espionagem da NSA, também criticou as práticas de coleta de dados de empresas de tecnologia, como a Google e Facebook. Ele diz que elas coletam dados demais, principalmente para gerar receita com publicidade. Segundo o ex-técnico da NSA, essas empresas não têm interesse em aplicar a tecnologia nas comunicações das pessoas uma vez que seus lucros saem do uso das informações pessoas de seus usuários.

Snowden disse, ainda, que é preciso parar o governo para que não haja uma proliferação de ações desse tipo ao redor do mundo. “Se nós permitirmos que a NSA continue fazendo o que faz sem qualquer controle, outras comunidades internacionais irão ver isso como uma luz verde para fazer o mesmo”, disse. Com informações de agências internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile