Publicidade
Início Blogueria Hábitos de consumo na palma da mão

Hábitos de consumo na palma da mão

0
Publicidade

O consumidor mudou. A internet, o smartphone e o advento das lojas virtuais transformaram também a maneira de consumir. Se antes era necessário ir, presencialmente, até uma loja para escolher o que comprar, hoje é possível fazer isso da sua casa, do seu carro, de qualquer lugar.  

Na palma da mão é possível verificar a disponibilidade do produto, comparar preços, saber tempo de entrega, entre outras informações. Não existe mais a necessidade de passear por várias lojas em busca das melhores vantagens. E todos os tipos de produtos estão disponíveis na web – desde comida até roupas e eletrônicos. 

Essas mudanças fazem com que o varejo tradicional busque novas práticas. É claro que as lojas físicas não vão deixar de existir, apenas deixarão de ter uma função transacional, passando a oferecer uma experiência mais elaborada para o cliente. Esses estabelecimentos precisam se reinventar, aumentar o nível de especialização dos atendentes e levar cada vez mais informação para o público. 

A experiência do cliente pode ser incrementada de diversas maneiras, como oferecer serviços personalizados que misturam o virtual e o físico. Por exemplo, em uma loja de vinhos, pode-se oferecer uma consultoria para harmonização da bebida com alguns pratos, sendo que, após a consultoria, o cliente já pode levar para casa uma cópia da receita impressa.  

Além de um novo tipo de atendimento, o varejo precisa considerar também um novo tipo de comércio – a loja do futuro. Essa nova loja deverá contar com uma infraestrutura robusta e flexível de TI, que integre tecnologias, aplicações e equipamentos. 

Dentro dessa ideia, o autoatendimento já é uma realidade. Terminais permitem a compra de ingressos e outros produtos sem a necessidade prévia de interação com um atendente. Uma tendência cada vez mais latente é a evolução do pagamento pelo celular – o cliente chega em uma loja, escolhe os produtos que quer comprar – depois de comparar os preços pelo celular – paga por meio do próprio smartphone e leva os produtos escolhidos na hora.  

A utilização do Big Data no varejo também é uma tendência clara. Com base em um conjunto de informações que inclui os hábitos de compra dos clientes, suas preferências nas redes sociais e o seu comportamento na loja, é possível desenhar um serviço personalizado, como por exemplo, colocar produtos de interesse daquele consumidor específico em promoção – são campanhas em tempo real. 

A questão é: essas novas tendências para que o varejo físico acompanhe a revolução da internet serão suficientes para fidelizar os clientes? A evolução do consumidor está muito rápida e a internet – como um todo – cada vez mais influencia os hábitos de consumo. Em todas essas novas tecnologias que estão surgindo percebemos que o mercado está se adaptando e esperamos que essa revolução tecnológica de fato contribua para a satisfação do consumidor, pois este será sempre o nosso maior objetivo.

Eros Jantsch,  diretor de Hardware & Serviços da Bematech

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile