Publicidade
Início Notícias Gestão Novos serviços como cloud e big data fizeram 77% das empresas contratar...

Novos serviços como cloud e big data fizeram 77% das empresas contratar mais fornecedores

0
Publicidade

Uma pesquisa conduzida pela Coleman Parkes e contratada pela Amdocs indica que, apesar de prestadores de serviços de comunicações almejarem a simplificação de seus processos de TI e sistemas de suporte a negócio (BSS) e operações (OSS), o número de fornecedores de serviços tem aumentado. De acordo com o levantamento, que entrevistou 50 CIOs e 50 vice-presidentes seniores responsáveis por operações de TI ou aquisições de serviços de TI de 23 países (incluído Europa, África, Ásia-Pacífico e Américas), 74% dos entrevistados afirmaram que nos últimos cinco anos o total de fornecedores de serviços aumentou. E em 26% dos casos, o total de vendors dobrou.

O motivo, de acordo com o vice-presidente da Amdocs Brasil, Nelson Wang, é a diversidade de novos serviços baseados na nuvem e novas aplicações. “Com cloud computing, muito mais gente pode oferecer software as a service (SaaS), e um dos efeitos é que abriu o mercado das operadoras de telecom para outros fornecedores tradicionais de TI, que já atuavam em outros setores”, explica Wang.

Os serviços emergentes de TI como computação e nuvem e big data foram apontados por 77% dos entrevistados como fator essencial para o aumento nos acordos de serviços. Novos centros de compra dentro das empresas, como departamentos de marketing, foram citados também por 74% dos entrevistados; e brechas crescentes em habilidades, por 72%.

Infraestrutura de TI, BSS e OSS foram identificados por 77%, 64% e 54% dos entrevistados como os três domínios de TI que tiveram maior aumento no número de fornecedores externos de serviço.

 “Com a demanda recente de novos serviços, as operadoras passam a ter sistemas cada vez mais complicados e há uma necessidade cada vez maior de terem parceiros de negócios que façam não apenas a oferta de serviços, mas também a gestão de outros fornecedores, para reduzir a complexidade da operação e os riscos”, avalia o executivo. Ainda segundo o levantamento, 79% dos entrevistados citam como critério para seleção de fornecedores a minimização dos riscos de negócios e 72% a complexidade do acordo.

A Amdocs está apostando em sua experiência tanto do ponto de vista de tecnologias de TI quanto de telecomunicações com OSS e BSS para ganhar mercado no gerenciamento desses novos projetos de outsourcing. “A tendência, até mesmo com a futura virtualização das redes, é de que as operadoras façam o outsourcing da parte operacional e passem a se focar mais em atendimento e melhor resposta às demandas de mercado e qualidade de serviço. Já temos operadoras fazendo conosco outsourcing de toda a infraestrutura de TI e mesmo data center, não apenas com aplicações, mas também de servidores”, conta Wang.

Outra área em que a Amdocs tem apostado é no uso de ferramentas de otimização das redes de telecomunicações para fazer o planejamento de utilização da radiofrequência para incrementar cobertura e qualidade das redes móveis para melhorar a experiência do usuário. Um exemplo disso foi o recente contrato fechado com a TIM para a solução de SON (Self-Optimizing Network), com teste-piloto que está em implantação nas cidades-sede da Copa do Mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile