Visando atender uma necessidade cada vez maior das empresas, que buscam aumentar a performance no funil de vendas, a Resultados Digitais, plataforma de automação de marketing, está lançando uma nova funcionalidade do seu software integrado para gestão de marketing digital RD Station.
A ferramenta "Lead Scoring" automatiza o processo de análise de leads gerados pelas empresas. Assim é possível que os melhores leads sejam enviados para vendas, no momento certo e da maneira adequada, para que estes se tornem clientes. "A ferramenta vem para ajudar a resolver um dos maiores desafios do time de marketing digital: tornar os times de marketing e vendas mais produtivos, conseguindo gerar mais vendas com a mesma quantidade de leads", afirma Eric Santos, CEO da Resultados Digitais.
Um dos diferenciais em relação a outras ferramentas existentes no mercado, de acordo com o CEO, é a análise baseada em dois aspectos dos leads: perfil e interesse, que costumam ser tratados como únicos.
Ao analisar o perfil do lead, o RD Station classifica o quão próximo doele é, levando em conta todas as informações demográficas: como tamanho da empresa, segmento, cargo do contato, etc.
De modo semelhante, ao analisar o interesse do lead, o RD Station classifica quão preparado para a compra aquele lead está, levando em conta as interações que o contato apresentou com a empresa (por exemplo: se visitou o site, recebeu e-mails, fez download de materiais, pediu orçamento, começou a fazer um teste da ferramenta, etc.).
Cada uma dessas análises gera uma nota diferente com critérios objetivos e pesos para todos os leads e o Lead Scoring envia apenas aqueles com maior potencial de compra para o time de vendas. Como a classificação dos leads é automática, toda a base é constantemente avaliada e os melhores são distribuídos aos vendedores em tempo real.
Essa diferenciação traz mais inteligência ao sistema e permite que leads com um ótimo perfil, mas que ainda não demonstraram interesse, sejam já encaminhados ao comercial. Por outro lado, evita que a equipe de vendas perca tempo com leads com perfil ruim, mas interesse alto.
"A nova funcionalidade levou seis meses para ser desenvolvida e coloca o software RD Station num nível mais alto que o anterior. Com essa solução, conseguimos ajudar empresas de diversos tamanhos a qualificar e priorizar os leads que serão entregues ao time de vendas e aumentar muito a eficiência dessa equipe na hora de transformar um lead em um novo cliente", afirma Eric Santos.
Uma das funcionalidades mais pedidas pelas mais de 1.500 empresas clientes da Resultados Digitais, o maior impacto do Lead Scoring é no aumento de performance dos times de marketing e vendas. Ao conseguir extrair mais resultados da mesma base de leads, o custo de aquisição de novos clientes diminui, a lucratividade aumenta e a empresa não precisa fazer contratações para fazer trabalho manual.
"Em conjunto com todos os lançamentos e melhorias realizados em 2014, como o lançamento do Marketing BI, o Lead Scoring fortalece ainda mais a presença do RD Station como a ferramenta que ajuda os times de marketing e vendas a alcançarem resultados. Essa é uma das funcionalidades-chave para atingirmos a meta de 4 mil clientes em 2015 ", conclui.