Microsoft anuncia oferta de licenças gratuitas do banco de dados SQL Server para clientes da Oracle

0

Três dias depois de anunciar que vai disponibilizar uma nova versão do SQL Server para usuários do sistema operacional Linux, a Microsoft divulgou nesta quinta-feira, 10, que irá oferecer licenças gratuitas para clientes da Oracle que quiserem migrar para seu sistema gerenciador de banco de dados. O anúncio é parte da estratégia agressiva da empresa para tentar "roubar" participação de mercado da concorrente.

Para isso, a Microsoft também irá oferecer treinamento gratuito aos administradores de banco de dados habituados a usar o banco de dados da Oracle. A oferta, porém, não inclui hardware e os clientes que quiser migrar para o SQL Server terão de se inscrever (e pagar) para obter a licença Software Assurance durante três anos, para ter direito ao suporte e serviços. Ou seja, apenas o software SQL principal é grátis.

"Para cada instância do Oracle que o cliente tiver, vamos fornecer uma licença grátis do SQL Server", disse Judson Althoff, presidente da Microsoft América do Norte, durante um evento em Nova York nesta quinta-feira, 19, para lançar o SQL Server 2016. "Vamos ajudá-los nos custos de migração, colocar engenheiros no chão de fábrica para ajudá-los a migrar do Oracle", disse ele à Bloomberg.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, está tentando aumentar as vendas do banco de dados. Seu objetivo é conquistar os clientes da Oracle, cuja participação nesse mercado era o dobro da Microsoft em 2014, de acordo com a IDC. No início desta semana, a Microsoft revelou planos de tornar o software SQL disponível para sistemas Linux, onde o Oracle é líder de mercado.

O preço de lista do banco de dados da Oracle — incluindo armazenamento de dados e ferramentas de inteligência de negócios — é 12 vezes mais caro do que o SQL Server, da Microsoft, que custa cerca de US$ 320 mil, afirmou Althoff. Características tais como segurança, análises e estatísticas do software são construídas e incluídas no custo total do SQL.

Alguns novos recursos do SQL Server 2016 incluem criptografia de dados fim a fim, bem como a capacidade de fazer consultas para informações armazenadas na nuvem rapidamente usando uma tecnologia chamada Stretch Database que permite que os clientes acessem seus dados localmente ou na nuvem, a baixo custo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.