Gartner aponta ligeira queda no mercado global de servidores

0

Gartner, Inc  aponta que, no quarto trimestre de 2016, a receita mundial de servidores caiu 1,9%, enquanto as remessas diminuíram 0,6% com relação ao mesmo período de 2015. Durante o ano passado, o número de servidores comercializados mundialmente cresceu 0,1%, mas a receita caiu 2,7%.

"Alguns fatores peculiares geraram esses resultados. O número de Data Centers de grande escala (como os do Facebook e do Google) aumentou, demandando, ao mesmo tempo, uma mudança significativa de servidores. As empresas tiveram um índice menor de crescimento, mas continuaram utilizando aplicações em servidores por meio da virtualização e, em alguns casos, em provedores de serviços em Nuvem", explica Jeffrey Hewitt,  vice-presidente de Pesquisas do Gartner.

Do ponto de vista regional, a Ásia/Pacífico foi a única região a apresentar crescimento positivo tanto em receita como em remessas no quarto trimestre de 2016. Todas as outras localidades registraram queda, sendo que a América Latina teve a maior diminuição no número de remessas de servidores (12,2%), enquanto o Oriente Médio e a África caíram 14,7% em termos de receita.

No quarto trimestre de 2016, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) liderou o mercado mundial de servidores em receita (tabela 1). A companhia fechou o ano com um total de US$ 3,4 bilhões em receita no quarto trimestre de 2016 e 22,9% de participação global. Entretanto, esse rendimento caiu 11% comparado ao mesmo período em 2015.

Durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Data Center 2017, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, em São Paulo, analistas discutirão sobre os resultados dos cinco maiores fabricantes do mundo. Destes, somente a Dell e a Huawei apresentaram crescimento no trimestre, de 1,8% e 88,4%, respectivamente.

clique na imagem para ampliar

A Dell cresceu 6,5% e passou para a liderança em remessas globais de servidores no quarto trimestre de 2016, com 19,1% do mercado. A HPE apresentou queda de 19,4%, caindo para a segunda posição com 17,2% do mercado. A Huawei registrou o maior crescimento em remessas de servidores, com um aumento de 64% com relação ao mesmo período no ano passado (tabela 2).

clique na imagem para ampliar

A demanda por servidores x86 cresceu 1,1% em termos de receita, porém, o número de remessas caiu 0,3% no quarto trimestre de 2016.

A receita proveniente de servidores na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) totalizou US$ 3,4 bilhões, uma queda de 11,4% com relação ao quarto trimestre de 2015 (tabela 3).

"O quarto trimestre não encerrou o ano com destaque, conduzindo uma queda maior no segundo semestre do que no primeiro. O volume de remessas de servidores em 2016 na EMEA caiu 4,2% e a receita, 8%, comparada com 2015. No geral, a demanda por uma ampla gama de tipos de compradores foi fraca em toda a região", explica Adrian O'Connell, Diretor de Pesquisas do Gartner.

clique na imagem para ampliar

Em termos de receita, os cinco maiores fabricantes apresentaram declínio no quarto trimestre de 2016. Durante a conferência, analistas do Gartner debaterão sobre os resultados do mercado, como a liderança da HPE quanto aos rendimentos, apesar da queda de dois dígitos (10,6%) da empresa, alinhada ainda com uma diminuição de 11,4% do mercado. As receitas dos servidores da Dell e da Fujitsu tiveram quedas menores do que a do mercado como um todo.

O declínio na receita da IBM acelerou no quarto trimestre de 2016. A queda nos rendimentos da empresa relativos a servidores passou de 20% no terceiro trimestre de 2016 para 34,7% no quarto em comparação ao mesmo período do ano anterior. A decisão da IBM de não operar mais no mercado de x86 deixou a empresa ainda mais exposta às oscilações de demanda de servidores high-end, que já estão sofrendo com quedas cíclicas.

"As companhias incumbentes enfrentam cada vez mais desafios, enquanto os fabricantes originais e os fornecedores da China estão cada vez mais se destacando devido aos seus investimentos para crescimento em longo prazo e sua presença em mercados de tecnologia adjacentes", afirma O'Connell.

As remessas de servidores na EMEA totalizaram 594 mil unidades no quarto trimestre de 2016, uma queda de 3,6% com relação ao mesmo período de 2015 (tabela 4).

clique na imagem para ampliar

A Dell se destacou entre os cinco maiores do mundo em volume de remessas, com crescimento de 11,4% no quarto trimestre de 2016. Esse desempenho consistente ajudou a empresa a aumentar sua parcela de mercado em 3,5% com relação ao ano anterior. Isso aconteceu em grande parte por conta da líder HPE. O número de servidores da HPE comercializados caiu 16,3% com relação a 2015 e a empresa sofreu uma perda de 5,1% de participação no quarto trimestre de 2016.

A Huawei foi, entretanto, a grande vencedora em volume de remessas no quarto trimestre de 2016 e poderia preocupar ainda mais os grandes nomes conhecidos do mercado mundial. O forte crescimento de 54,6% no número de unidades comercializadas no quarto trimestre de 2016 foi resultado da sua habilidade de utilizar seus pontos fortes tanto em mercados de tecnologia adjacentes como em regiões emergentes.

"2016 foi um ano desafiador para os fabricantes de servidores na EMEA e essa queda não demonstra sinais de mudança de direção nesse momento", afirma O'Connell. "Os níveis de incerteza no cenário político e econômico nessa região não vão diminuir em curto prazo. Isso, combinado com um ambiente competitivo também muito desafiador, deixará as coisas ainda mais difíceis para as empresas incumbentes. Os fabricantes de servidores precisam se superar na execução e se arriscar para retomar o crescimento na EMEA."

"Os servidores x86 continuam a ser a plataforma preferida para os Data Centers de larga escala em todo o mundo. O crescimento dos sistemas integrados, que incluem os hiperconvergentes, embora ainda seja relativamente pequeno como porcentagem geral do mercado de infraestrutura de hardware, também impulsionou o segmento de servidores x86 durante o ano. A previsão para 2017 sugere um crescimento modesto devido principalmente aos provedores de serviços. As empresas apresentarão um pequeno declínio na compra de unidades e um leve aumento na receita", completa Hewitt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.