Estudo da Alelo revela que 75% dos profissionais que trabalham em home office se consideram extremamente felizes

0

Pesquisa realizada pela Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, fornece informações e tendências sobre o futuro do trabalho, abordando diversas áreas afetadas pelas mudanças ocorridas após o início da pandemia. O estudo, realizado com mais de 2,7 mil colaboradores de todo Brasil, em dezembro de 2021, avaliou as adaptações e percepções quanto ao home office, as mudanças dos hábitos alimentares e a segurança financeira dos colaboradores durante a pandemia.   

A maior parte dos respondentes da pesquisa realizada (66%) afirmou que permaneceu frequentando o local de trabalho presencialmente durante a pandemia, enquanto 33% aderiram totalmente o modelo remoto ou o modelo híbrido. Já em relação ao processo de adaptação, 56% alegaram que se adequaram muito bem e melhor do que atuando presencialmente. Desses, 75% se consideram extremamente felizes e 29% já possuíam um espaço de trabalho dedicado para atendê-los nessa nova estrutura.   

Entre os prós e contras identificados no trabalho remoto, destacam-se como pontos positivos: (i) utilizar o tempo de deslocamento até o escritório para outras atividades (50%); (ii) ter mais tempo para estar com a família (44%); e (iii) conciliar atividades do emprego e de casa (40%). Por outro lado, as pessoas sentem falta de estar com os colegas de trabalho (38%) e mencionam o fato de não ter uma estrutura adequada de trabalho em casa (23%).     

No mais, 41% dos respondentes acreditam que o home office contribui positivamente para aumento de produtividade e foco.   

A pesquisa permite ainda correlacionar a formato de trabalho com a renda. Considerando quem recebe uma renda mensal de até R? 3.135,00, 57,5% têm preferência pelo trabalho presencial, enquanto os maiores percentuais daqueles que têm preferência por trabalho 100% remoto estão entre quem ganha acima de R? 5 mil.   

Porém, o trabalho remoto ainda não é uma prioridade levada em conta em propostas de emprego, de acordo com a maioria dos respondentes (53%). Já 32% afirmam ser um critério importante, mas não decisivo e 14% alegam que esse é um fator essencial para a decisão.   

Hábitos alimentares   

Levando em consideração as mudanças de hábitos alimentares durante a pandemia, para quase metade dos participantes (46%) não houve nenhuma alteração. Dentre as pessoas que continuaram indo presencialmente até o local de trabalho, 56% não tiveram alteração nos hábitos alimentares. Já 39% passaram a comer mais comida feita em casa, sendo que dentre estas pessoas, 68% trabalharam de casa durante todo esse período. Por fim, 14% dos respondentes destacaram que começaram a pedir mais refeições prontas em aplicativos de delivery/ para retirar.   

O estudo mostra também que nesse período, 27% afirmaram que buscaram por comidas mais saudáveis e orgânicas, enquanto 15% acabaram consumindo alimentos mais calóricos, como hambúrguer, pizzas e doces.   

Segurança financeira   

Considerando uma escala onde o respondente precisava selecionar o nível de segurança que mais se identificava naquele momento, em geral, apenas 17% dos respondentes se sentem muito seguros financeiramente. Levando em conta esse grupo, 20% é composto por pessoas que foram promovidas na mesma empresa em que já trabalhavam, bem como 87% delas se sentem totalmente ou relativamente seguras ao afirmarem ser bem improvável perder o emprego ou a fonte de renda momentânea.   

Vale ressaltar que 53% das pessoas que se sentem muito seguras financeiramente, se pudessem escolher, optariam em trabalhar em um modelo 100% presencialmente. Importante também mencionar que 30% das pessoas que se sentem muito seguras financeiramente não tem filhos.   

Os grupos que se consideram seguros financeiramente são aqueles nas faixas de renda acima de R? 5 mil. Ao estratificarmos por renda, destacamos a faixa de renda entre R? 10.451,00 até R? 15.675,00, em que este percentual é 32%. Já na visão por idade, destaca-se o grupo de 35 a 39 anos, com 19,4% que se sentem muito seguros financeiramente.   

Agora, ao avaliarmos os 33% que não se sentem seguros financeiramente, 63% destes não tiveram nenhuma movimentação no cargo ou salário, além de 21% se sentirem muito ou relativamente inseguros com a possibilidade de perder o emprego/fonte de renda. Na visão por renda, 63% deles recebem até R? 1.045,00. Por idade, destaca-se a faixa de até 19 anos, com 50%.   

Já em relação ao modelo de trabalho, 58% das pessoas que trabalharam em casa (totalmente ou parcialmente) se sentem seguras financeiramente. Esse percentual cai para 50% entre aqueles que continuaram indo presencialmente e para 41% para quem já trabalhava de maneira remota antes da pandemia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.