Banco BV acelera desenvolvimento de softwares e ciclo de inovação tecnológica com IA do Google Cloud

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O banco BV o Gemini Code Assist, do Google Cloud, para acelerar e otimizar o ciclo de desenvolvimento de softwares do banco, auxiliando na criação, implantação e operação de aplicativos durante o ciclo de desenvolvimento de programas, aplicativos e soluções para clientes.

A adoção da ferramenta faz parte de uma parceria estratégica entre o BV, um dos agentes de inovação no ecossistema financeiro, e o Google Cloud para implementar soluções que facilitem a vida dos colaboradores e dos clientes da instituição. O banco iniciou os testes com uma parte de sua equipe de desenvolvedores no segundo semestre de 2024. Em outubro, o Gemini Code Assist realizou 60 mil sugestões de melhorias e correções de códigos, acelerando entregas e identificando erros que sem o apoio da IA poderiam levar horas para serem resolvidos. Durante esse período, as principais aplicações da ferramenta foram explicação e geração de código, além da criação de testes unitários.

"Além de reduzirmos consideravelmente o número de horas gastas em tarefas cotidianas, garantimos mais autonomia para que desenvolvedores possam aprender de forma orgânica e sem intervenções externas, reduzindo em 20% a alocação destes profissionais em tarefas de suporte", afirma Alberto Campos, diretor executivo de Tecnologia no banco BV.

Em alguns meses de operação com a assistência de IA, o BV já coleciona cases de sucesso. Em um desses cases, um analista utilizou da IA para implementar um código novo e com o suporte da ferramenta reduziu em mais de 50% o tempo dispensado para a tarefa.

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, empresa de consultoria tecnológica, 60% das pessoas que trabalham em engenharia de software utilizam programas assistidos por inteligência artificial para sugestões de melhorias em códigos e funções. Em 2023, apenas 5% dos respondentes utilizavam esse tipo de tecnologia no dia a dia — a estimativa é que o percentual alcance 40% até 2027. Devido ao grau de utilização e aprovação da ferramenta, o banco prevê ampliar gradualmente as licenças, até que toda a área de tecnologia seja contemplada.

Uso de Agentes de IA

O BV foi uma das primeiras empresas na América Latina a testar o Google Agentspace, uma solução completa que reúne agentes de IA, o raciocínio avançado do Gemini, busca de qualidade do Google e dados corporativos para desbloquear a expertise empresarial e tornar os funcionários mais produtivos. O objetivo é otimizar o cotidiano dos colaboradores e fornecer ferramentas para que encontrem tudo o que precisam utilizando apenas um programa, eliminando buscas demoradas por informações distribuídas em diversos sistemas.

Neste primeiro momento, são consideradas duas métricas para mensurar o nível de eficiência do programa: Alinhamento, que analisa se o texto gerado condiz com a realidade; e cobertura, que avalia se as informações necessárias foram consideradas pela IA no texto original. No BV, os resultados foram satisfatórios, a ferramenta continua sendo testada para outras aplicações.

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