Anatel estuda criar incentivos para estimular investimentos em P&D e inovação

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende criar mecanismos de estímulo à inovação tecnológica e à aquisição de produtos nacionais por parte das concessionárias de telecomunicações do país. Para isso, está realizando uma consulta pública sobre o tema e uma audiência pública foi realizada na última terça-feira, 9, na sede do órgão. O objetivo é incluir as prestadoras de serviços de telecomunicações em políticas semelhantes às que já estão sendo feitas em outras instâncias do governo federal de estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Pela proposta, as empresas que investirem pelo menos 3% de sua receita líquida ordinária em PD&I ou na aquisição de equipamentos nacionais obterão uma certificação que lhes garante uma série de vantagens, como a preferência na outorga de serviços de telecomunicações e na liberação de financiamentos, por exemplo.

A proposta prevê ainda a criação do Comitê de Diretrizes Regulatórias para PD&I (CDRP), que será composto por representantes da Anatel, de ministérios e de associações de fabricantes de produtos de telecomunicações e das teles. O comitê seria responsável por opinar sobre a operacionalização do projeto.

Audiência pública

As empresas do setor se mostraram contrárias a adoção do certificado como fator determinante em concorrências. Segundo Alex Castro, da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), as novas normas devem esclarecer que os investimento em PD&I devem ser voluntários, e não se tornarem fator essencial para participação em concorrências. "Defendemos o incentivo não como obrigação ou pré-requisito, mas como preferência. É preciso deixar claro que trata-se de um incentivo. A adoção de regras que o tornam pré-requisito para concorrências acaba, na prática, tornando os investimentos obrigatórios", afirmou.

Para Alex Bruker, da Oi, os investimentos em PD&I não devem ser restritos apenas à compra de equipamentos e investimento na inovação tecnológica. "O regulamento não está abrangendo processos", afirmou. "Acreditamos que essa definição deve ser ajustada para a inclusão de investimento em pesquisas de processos e melhorias para o atendimento ao assinante, e outros processos não necessariamente de desenvolvimento de produto." Na opinião da operadora, esse tipo de pesquisa traz mais melhorias para o consumidor final do que investimentos no desenvolvimento de aparelhos.

Ambos os representantes do setor se mostraram contrário ao percentual de 3% da receita líquida ordinária proposto como o mínimo para obtenção do certificado da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.