Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Setor de contact center paulista projeta crescimento de 9% neste ano

Setor de contact center paulista projeta crescimento de 9% neste ano

0
Publicidade

O setor de contact center deve crescer 9% neste ano, movimentando R$ 8,1 bilhões neste ano no estado de São Paulo, de acordo com projeção do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark). A cifra é nove pontos percentuais inferior à expansão registrada em 2012, de 17%, quando contabilizou R$ 7,5 bilhões.

O levantamento da entidade cita dados da E-Consulting, os quais mostram uma elevação de 12% no número de posições de atendimento (PAs), passando de 160 mil para 180 mil na comparação entre os anos 2011 e 2012. A rentabilidade de cada PA, porém, caiu de R$ 41,8 mil, em 2011, para R$ 41,5 mil no ano seguinte. Apesar da expectativa de expansão, o Sintelmark afirma que o desenvolvimento poderia ser bem maior caso houvesse uma política de incentivos, pois a rentabilidade das empresas tende a ser menor do que nos anos anteriores.

O Sintelmark atribui a baixa rentabilidade do setor à elevada carga tributária no país, à necessidade das empresas de investir pesadamente em treinamento e tecnologia, aos reajustes salariais e à erosão nos preços dos serviços de atendimento, entre outros fatores.

Interiorização

Ainda de acordo com o sindicato, a tendência de interiorização com a mudança das instalações da capital paulista ainda é forte. Os contact centers estão procurando outras cidades onde as condições sejam mais favoráveis para se instalar, como os incentivos fiscais, por exemplo. É o caso da CSU que, por estratégia de mercado, encerrou as operações em São Paulo e no Rio de Janeiro e as transferiu para Barueri, na Grande São Paulo, e Recife.

“As empresas estão otimistas em relação a 2013, apesar de tudo, pois com uma maior especialização do setor para gerar valor à atividade, elas estão ampliando a gama de serviços. Empresas como a Uranet, TMKT, Proxis, Compuline, Sercom, CSU, entre outras, dizem ter grandes planos para este ano”, ressalta o presidente do Sintelmark, Lucas Mancini. 

O mercado nacional de contact center movimenta R$ 12,6 bilhões ao ano e possui 300 mil PAs, ocupadas por 594 mil operadores. Somente o estado de São Paulo concentra 180 mil PAs e 356 mil profissionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile