Outsourcing de impressão como aliado do gestor público

0

Quantas vezes ao ano o gestor público – especialmente os da área de compras – recebe solicitações para preparação de processos licitatórios para compra de cartuchos de tinta e de toner, fitas para impressoras matriciais, contratos de prestação de serviços manuteníveis para impressoras e/ou multifuncionais, compra de peças como fusores, cilindros, reveladores, além dos mais variados tipos de consumíveis e suprimentos?

Essa tarefa por si só já é muito trabalhosa e, somada ao fato dos parques de impressão e cópia serem, geralmente, compostos pelos mais diferentes modelos e fabricantes (que não possuem suprimentos e consumíveis compatíveis entre si), torna a tarefa do gestor um verdadeiro calvário.

A legislação regulamentadora do processo de compras do setor público impõe ao gestor uma série de exigências. Por mais eficiente que seja, a condução desse processo consumirá semanas até a efetiva conclusão. Sem falar dos recursos administrativos ou medidas judiciais que frequentemente ocorrem em processos assim e que, por vezes, levam ao desabastecimento completo do estoque de suprimentos e consumíveis, comprometendo sobremaneira a atuação da administração pública.

Já sob o ponto de vista do gestor público da área de tecnologia da informação, considerando quão diverso pode ser o parque de impressão, o trabalho para prover a gestão eficiente dos diversos contratos é enorme; seja para controle dos atendimentos técnicos de equipamentos em garantia, seja para aqueles fora da garantia original. Gerenciar um número significativo de fornecedores é uma tarefa exaustiva e acaba sempre por desviar o principal foco de atuação da área de tecnologia da informação.

A terceirização de serviços de impressão e cópia – outsourcing de impressão – já foi adotada por quase todas as empresas privadas e vem sendo cada vez mais bem recebida pela administração pública, uma vez que o gestor público (da área de compras ou da tecnologia da informação) encontra nesse modelo o melhor caminho para resolver as mais diversas situações.

O modelo de outsourcing de impressão representa uma grande facilidade administrativa, pois apenas uma licitação é realizada; com ela, equacionam-se todos os problemas de fornecimento de suprimentos, consumíveis, manutenção e gestão de contratos com fornecedores. Felizmente, para o gestor, essa não é a única vantagem que o modelo contratual de prestação de serviços pode trazer à gestão pública. Com a adoção desse modelo de serviço, observa-se uma importante redução dos custos operacionais: o fornecedor repassa à administração pública o ganho de escala obtido junto a seus fornecedores e consegue, assim, preços bem abaixo do que geralmente são contratados pelo governo (em equipamentos, consumíveis ou suprimentos). Normalmente, a redução de custos pode alcançar marcas superiores a 25%.

Além disso, os fornecedores desse mercado atenderão à demanda do governo com novos equipamentos, o que representará um ganho de performance e tecnologia bastante acentuado. A convergência tecnológica permitiu que os equipamentos multifuncionais incorporassem diversas funcionalidades, e hoje vão muito além de simplesmente imprimir e copiar: são verdadeiros dispositivos de automação de processos.

Paulo Fodor,  diretor Comercial e Marketing da Tecnoset

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.