Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) PayPal pode ser processado por cobrar taxas de juros elevadas em empréstimos

PayPal pode ser processado por cobrar taxas de juros elevadas em empréstimos

0
Publicidade

O serviço de pagamentos online PayPal, do eBay, pode ser processado pelo Bureau de Proteção Financeira do Consumidor dos EUA (CFPB, na sigla em inglês) por cobrar taxas excessivas de juros por empréstimos. A entidade de defesa do consumidor entrou com uma queixa na Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que regula as empresas cotadas em bolsa nos EUA, na qual também indica que pode mover uma ação judicial contra a divisão do site de leilões e comércio eletrônico.

Desde 2013, o CFPB tem analisado o PayPal Credit, serviço de crédito da empresa, conhecido anteriormente como Bill Me Later, que opera com condições flexíveis de pagamento, e oferece desde empréstimos online, originação de crédito, aquisição de clientes, cobrança de dívidas a tratamento de reclamações, segundo o The Wall Street Journal. O consumidor geralmente não tem de pagar juros, desde que pague a totalidade do empréstimo antes do final de um período promocional, após o qual a taxa anualizada sobe para 19,99%, podendo incluir outras taxas.

A empresa tem como principais clientes pequenos comerciantes, que recorrem a empréstimos quando precisam repor seus estoques. Ela realiza empréstimos pré-avaliados e faz ofertas de crédito de caixa para selecionar clientes com base em seus históricos de vendas.

Em resposta a queixa arquivada na SEC, o PayPal disse que está cooperando com a investigação e em discussões com o órgão para chegar a uma solução. A queixa foi incluída no documento arquivado na SEC detalhando acordo operacional pelo qual a divisão de pagamentos se tornará uma empresa independente do eBay até o fim deste ano. As duas companhias manterão o capital aberto.

O PayPal adiantou também que vai enfrentar um escrutínio adicional do CFPB devido ao novo regulamento que rege as empresas que realizam pelo menos 1 milhão de transferências internacionais de dinheiro anualmente. PayPal disse que um exame CFPB inicial está marcada para começar ainda neste trimestre.

Caso seja processado e condenado, o PayPal pode ser multado ou obrigado a fazer alterações nas operações da unidade de empréstimos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile